Coordenador do Laboratório de Ecologia Florestal da UFSM, o professor Mauro Valdir Schumacher, foi nomeado coordenador da divisão Ecologia e Silvicultura de Florestas de Plantação nos Trópicos, órgão integrante da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (Iufro). É a primeira vez que um professor brasileiro é designado para o cargo.
Instituição sem fins lucrativos criada em 1892, a Iufro é uma rede global de cooperação científica em florestas. Ela congrega mais de 15 mil cientistas, distribuídos em aproximadamente 700 organizações congregadas, presentes em mais de 110 países. A Iufro reúne, em nível mundial, todos os indivíduos e organizações dedicadas à pesquisa de produtos florestais, florestas e disciplinas relacionadas.
Como coordenador de divisão da Iufro, o professor Schumacher pretende realizar uma série de atividades científicas, com a finalidade de mostrar a importância ecológica e silvicultural das plantações, principalmente eucaliptos e pinus, nas regiões tropicais e subtropicais. Essa área tem sido objeto de ampla pesquisa do professor há mais de 20 anos.