Projeto Flores para Todos é iniciado em escola de Júlio de Castilhos

Foto colorida horizontal mostra algumas crianças agachadas realizando o plantio em um canteiro, enquanto três mulheres, em pé, acompanham
Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Gomes participaram do plantio

A Equipe PhenoGlad da UFSM esteve na quarta-feira (11) na Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Gomes, na comunidade de Três Mártires, em Júlio de Castilhos, para dar inicio ao projeto Flores para Todos na escola. Foi realizado o plantio de 200 bulbos de gladíolos, que irão ornamentar a festa de aniversário da escola, em junho. Participaram da atividade as professoras e os alunos da escola.

Antes de ir para o campo e “botar a mão na terra”, os alunos de todos os anos tiveram uma explicação do coordenador do projeto e da Equipe PhenoGlad, o professor do Centro de Ciências Rurais (CCR) da UFSM Nereu Augusto Streck, sobre o que é o projeto e a abrangência nacional das ações em escolas e agricultores familiares. O escritório municipal da Emater de Júlio de Castilhos também participou dos trabalhos, por meio da extensionista Elizangela Zancan.

O projeto Flores para Todos será uma das estações do dia de campo que será realizado na escola no dia 4 de junho, ocasião em que os resultados colhidos pelo esforço e dedicação de professores e alunos serão apresentados para a comunidade.

Em dois anos (2018 e 2019), 10 escolas do campo receberam o projeto Flores para Todos nos três estados do Sul do Brasil. Para 2020, seis novas escolas já estão confirmadas para receber este projeto nacional para ajudar na formação dos jovens do campo.