Mais de 350 litros de álcool em gel e líquido foram distribuídos na UFSM no combate ao coronavírus

Usina do Colégio Politécnico já produziu 200 litros de álcool em gel (Foto: Rafael Happke)

Na intenção de impedir a proliferação do novo coronavírus (COVID-19), laboratórios da UFSM estão produzindo álcool em gel e líquido 70% para o público da instituição. A fabricação, que vem sendo realizada pela Farmácia Escola da UFSM e pela Usina Piloto de Etanol do Colégio Politécnico, resultou na distribuição do produto no Hospital Universitário (HUSM) e em diferentes centros de ensino. Mais de 350 litros de álcool em gel e líquido 70% já foram doados.

Até a última sexta-feira (27), foram entregues aproximadamente 200 litros de álcool em gel e 100 litros de álcool líquido pela Usina de Etanol do Colégio Politécnico. Segundo o professor de Tecnologia em Gestão Ambiental da UFSM e coordenador da usina, Filipe Donato, estão envolvidos na produção, diariamente, 02 servidores, 01 docente e 01 discente. “Este é um trabalho que já vinha sendo feito, pois, a produção de álcool gel faz parte de um projeto que realizamos em parceria com a Receita Federal. No entanto, se intensificou nos últimos dias devido a situação enfrentada com o coronavírus”, destaca.

Já a Farmácia Escola distribuiu mais de 75 litros de álcool em gel. O trabalho conta com uma extensa rede de apoio, envolvendo diferentes setores como o almoxarifado, outros laboratórios e a Reitoria. “Estamos trabalhando com uma equipe de 4 servidoras farmacêuticas, 1 docente farmacêutica e 1 técnico de laboratório atuando diretamente nas demandas do laboratório”, confirmou a coordenadora do laboratório, Liziane Maahs Flores.

Falta de equipamentos e matérias-primas preocupa os fabricantes do produto

Para continuarem a produção de álcool em gel, a coordenadora da Farmácia Escola explica sobre a necessidade de um componente chamado Carbopol, importante na produção e responsável pela formação do gel no produto. “O Carbopol é o espessante que possibilita a produção do gel. Está em falta no mercado mundial. Estamos empenhados buscando e testando alternativas, outras matérias-primas para substituí-lo”, explica Liziane.

Além disso, o professor Filipe Donato chama a atenção para a necessidade de aquisição de diferentes equipamentos e insumos necessários para o aumento da produção. “Um misturador com maior capacidade, uma envasadora, recipientes para condicionar o produto pronto, além de insumos essenciais”, destaca.

Comunidade pode auxiliar se conscientizando sobre o uso moderado de álcool gel

Farmácia Escola da UFSM trabalha na distribuição de álcool para higienização (Foto: divulgação/Facebook Farmácia Escola UFSM)

O trabalho desenvolvido pela Usina Piloto de Etanol e Farmácia Escola reforça a importância de investimentos nas universidades federais. Os laboratórios pretendem firmar uma parceria e trabalhar em conjunto daqui para frente. A ideia é expandir cada vez mais a produção. Segundo o professor Filipe Donato, a pretensão é também fornecer álcool em gel e líquido para alunos da Casa do Estudante (CEU).

A coordenadora da Farmácia Escola destaca a importância da não exposição ao vírus e da conscientização na hora de utilizar o álcool em gel. “A higiene frequente das mãos, de maneira adequada, com água e sabão, é fundamental para evitar viroses em geral. Quando a água e sabão não estiverem disponíveis ou em situações especiais como ambientes hospitalares, devemos usar um desinfetante para as mãos que contenha pelo menos 70% de álcool. Já para a limpeza dos ambientes, o hipoclorito também pode ser considerado”.

Já o professor e responsável pela Usina do Colégio Politécnico salienta sobre a adoção de medidas para conter a proliferação do vírus: “Engajamento tanto da comunidade acadêmica como da comunidade em geral, desde a difusão de informações sobre cuidados de higiene e distanciamento social, quanto a utilização de álcool gel, tendo em vista a eficácia da sua utilização como medida preventiva”.

UFSM recebe doação de egresso para produção de álcool em gel

Na manhã de sábado (28), a UFSM recebeu uma carga de 2000 litros de álcool, que será transformado em álcool em gel, e 4,25 toneladas de químicos, que serão utilizados para realizar a sanitização de áreas do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e do Campus da UFSM.

A doação foi realizada pelo ex-aluno do curso de Engenharia Química da UFSM, José Valter, sócio proprietário da Indústria BTA Aditivos, com sede na cidade de Xanxerê-SC e viabilizada através de articulação de diversos servidores da Universidade. Com a doação, a previsão é de que tanto a Usina Piloto quanto a Farmácia Escola distribuam uma nova leva.

Reportagem: Eloíze Moraes, bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Edição: Davi Pereira, jornalista da Agência de Notícias da UFSM