Mais de 4 mil litros de álcool produzidos na UFSM são doados para entidades

Entre os meses de abril e junho, a UFSM produziu mais de 4 mil litros de álcool para doações. A produção faz parte de um projeto da Usina Piloto de Etanol do Colégio Politécnico e Farmácia Escola, em parceria com a Receita Federal. O projeto já estava em desenvolvimento, porém foi intensificado em março, devido à demanda da pandemia da COVID-19.

O álcool produzido ( gel 70%, líquido 70% e líquido 92%) é encaminhado diretamente a setores e entidades, conforme demanda. O processo é coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e registrado pelo Almoxarifado Central. Até o momento, os produtos foram distribuídos tanto para setores do campus Santa Maria, como Casa do Estudante, CTISM e Polifeira do Agricultor, quanto para o campus Frederico Westphalen. Entidades externas também receberam doações, como em ação com selecionadores de material reciclável, Colônia de Pescadores em Cachoeira do Sul, além de universidades como Unipampa e UFPel.

O volume de álcool distribuído se refere às doações realizadas até o dia 8 de junho. Confira a tabela completa de distribuição.

Produção

A produção de álcool na universidade depende de insumos como o Carbopol, espessante necessário para a produção do gel, mas que está em falta no mercado mundial. A expectativa é de que a produção seja retomada ainda este mês e que, com a chegada de novos equipamentos, seja possível uma fabricação em maior escala.