Estudantes do Ctism analisam a historicidade de epidemias e pandemias

Os cursos técnicos integrados do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism) têm demonstrado receptividade ao Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE), proposto pela UFSM. Nesse sentido, os estudantes estão sendo orientados a desenvolverem várias atividades didáticas e pedagógicas de forma remota.

Uma dessas atividades foi proposta pela disciplina de História e se referiu à historicidade das epidemias e pandemias vivenciadas pela humanidade ao longo dos tempos. A ideia surgiu após a professora Roselene Pommer e alguns alunos dos cursos técnicos em Mecânica, Eletrotécnica e Informática para a Internet, integrados ao Ensino Médio, terem participado, no dia 22 de abril, da live “Epidemias e pandemias antes da Era Moderna”, organizada pelo GT de Ensino de História e Educação da Associação Nacional de História (Anpuh/RS) e coordenada pelo professor José Rivair Macedo, da UFRGS.

Os estudantes do Ctism, então, deveriam pesquisar sobre as doenças que se generalizaram durante a antiguidade, o medievo e a modernidade, estabelecendo relações de semelhanças e de diferenças com a Covid-19. Algumas das semelhanças encontradas foram o isolamento social e as orientações sobre os processos de higienização. Já a principal diferença relacionou-se ao espaço social atribuído às explicações e orientações científicas.

Alguns dos trabalhos podem ser conferidos aqui e aqui.