Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM apoia mutirão de testes rápidos realizado no sábado



No último sábado, 11, aconteceu um mutirão para realizar testes rápidos de detecção do novo coronavírus em Santa Maria. O objetivo da ação foi reduzir a lista de casos notificados como suspeitos de Covid-19. 

 A iniciativa foi voltada para os casos notificados pelos serviços de saúde há mais de 15 dias, que ainda não haviam feito teste para coronavírus e que estavam assintomáticos. Para evitar aglomerações, as pessoas foram contatadas por telefone para agendar a testagem. Caso já tivessem realizado o exame, foi solicitado que enviassem os resultados. 

Um evento piloto antecedeu a ação no Centro de Referência Covid do município, para planejamento da atividade. No total destas etapas, 354 pessoas foram abrangidas, sendo 219 no sábado, 45 no evento piloto e 90 que enviaram os resultados de testes. Com isso, foi possível atualizar parte da lista dos casos suspeitos e identificar que 25 pessoas apresentaram teste positivo para o novo coronavírus.

A ação aconteceu no Parque da Medianeira e teve organização da Secretaria de Município da Saúde de Santa Maria, com apoio da UFSM, através de professores do Departamento de Saúde Coletiva e do Observatório em Saúde da Instituição. Contou, também, com a participação de examinadores da pesquisa EpicovidRS, da Residência Multiprofissional em Saúde e da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), formando uma equipe de 42 pessoas.  

O trabalho integrado entre academia e os serviços de saúde do município terá continuidade no processamento e análise dos dados coletados, em apoio à Vigilância Epidemiológica de Santa Maria.

Com informações do Departamento de Saúde Coletiva 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-52873

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes