Sexta fase do projeto Flores para Todos chega a 16 municípios gaúchos com mudanças devido à pandemia

Para promover a agricultura familiar e auxiliar produtores na introdução de cultivos florais de corte como fonte complementar de renda, a Equipe PhenoGlad das UFSM e a Emater/RS-Ascar iniciaram em julho a sexta fase do projeto Flores para Todos no Rio Grande do Sul.

Nesta etapa, participam 16 famílias rurais em 16 municípios, além de uma escola de Lagoa Vermelha, no nordeste do estado. O objetivo será a produção de hastes de gladíolos nas propriedades agrícolas para comercialização em novembro, no Dia de Finados. Com relação à escola, a ideia é utilizar as flores na decoração de eventos.

O plantio da flor – também conhecida como palma ou palma-de-Santa-Rita – ocorreu na primeira quinzena de julho. Ao todo, foram plantados 3.400 bulbos, o que representa a possibilidade de colheita de 6.800 hastes florais. A chegada dos bulbos até os locais de cultivo e o plantio contou com a participação e suporte dos extensionistas da Emater/RS-Ascar.

Por causa da pandemia de Covid-19, a sexta fase do projeto segue uma série de protocolos sanitários e de distanciamento. De acordo com a coordenadora da Equipe PhenoGlad na UFSM, Lilian Uhlmann, apenas o primeiro encontro foi presencial. Nele, os extensionistas da Emater passaram orientações às famílias e à escola sobre os manejos dos canteiros, cada um com 200 bulbos de quatro variedades.

“Foi uma excelente oportunidade, também, para agricultores e comunidade escolar conhecerem o aplicativo PhenoGlad Mobile RS, que auxilia de maneira muito fácil e intuitiva no planejamento do cultivo dos gladíolos, e traz recomendações e alertas em cada estágio de desenvolvimento da planta. Como não necessita de conexão à internet durante o uso, o app se sai bem até naquelas localidades mais isoladas”, ressalta Lilian.

As cidades contempladas nesta edição do projeto são: Chapada, Frederico Westphalen, General Câmara, Herveiras, Júlio de Castilhos, Lagoa Bonita do Sul, Lagoa Vermelha (onde haverá a participação de um produtor e da Escola Estadual Técnico Agrícola Desidério Finamor), Pantano Grande, Passa Sete, Passo Fundo, São Pedro da Serra, Segredo, Sobradinho, Toropi, Cachoeira do Sul e Tunas, abrangendo cinco regionais da Emater/RS-Ascar: Frederico Westphalen, Lajeado, Soledade, Santa Maria e Passo Fundo.

“Além desses municípios, há outras famílias produtoras e escolas que participaram das fases anteriores do projeto e que continuam na produção por conta própria, colocando em prática os conhecimentos adquiridos e alicerçados pelo aplicativo PhenoGlad Mobile RS, principal ferramenta de gestão do projeto”, acrescenta a coordenadora.

Acompanhamento remoto

Diferentemente das fases anteriores do projeto, as quatro visitas técnicas durante o ciclo de desenvolvimento das plantas estão suspensas, como forma de prevenção ao coronavírus. A agrônoma e membro da equipe PhenoGlad Santa Maria/RS Regina Tomiozzo explica que, além da supervisão no plantio dos bulbos, também se acompanhava o manejo da adubação nitrogenada e o tutoramento das hastes.

“Na última visita, já no fim do ciclo, participávamos da colheita das flores, demonstrando o ponto de colheita ideal, e como coletar e armazenar as hastes florais. Agora, o suporte da Equipe PhenoGlad e da Emater acontece pelo WhatsApp e outros meios digitais”, acrescenta Regina.

Números

Segundo o professor Nereu Augusto Streck, com o andamento da sexta fase do Flores Para Todos no Rio Grande do Sul, a Equipe PhenoGlad e a Emater/RS-Ascar já beneficiaram 78 famílias do campo, além de alunos e colaboradores de escolares rurais de 69 municípios gaúchos desde 2018, quando o projeto teve início.

“Levamos o projeto para escolas porque é essencial a atenção às crianças neste trabalho, já que estão entre elas os homens e mulheres do campo da próxima geração. Além dos valores transmitidos pelos educadores, acreditamos que o Flores Para Todos apresenta novas possibilidades aos estudantes”, comenta Lilian.

Quando mensurado o alcance do projeto em nível nacional, os números são ainda mais expressivos. Hoje, o Flores Para Todos está presente em seis estados e no Distrito Federal. Até o final deste ano serão 77 mil hastes florais produzidas em 79 municípios, beneficiando 93 famílias, além de 16 escolas.

O projeto tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para incentivo à pesquisa no Brasil, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mais informações sobre o Flores para Todos e outros projetos conduzidos pela Equipe PhenoGlad em todo o Brasil na página no Facebook e no canal no YouTube.