Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Primeiro dia do 7º Encontro Regional de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio abordou a Proposta de Paz



Psiquiatra do Husm Martha Helena Oliveira Noal coordenou a primeira manhã do evento

O 7º Encontro Regional de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio teve início na sexta-feira (4) de forma totalmente online. Com o tema “Construindo redes de solidariedade: rumo ao futuro compartilhado”, a atividade foi transmitida pelo Farol UFSM com acesso exclusivo para participantes inscritos. Ao final das apresentações, foram respondidas perguntas feitas pelos espectadores do Farol que acompanhavam ao vivo.

Primeiramente, foi feita uma contextualização do Fórum Permanente de Saúde Mental da Região Central e do 7º Encontro Regional de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, com a psiquiatra Martha Helena Oliveira Noal, que trabalha no Husm e coordenou a primeira manhã do evento. Martha contou um pouco sobre a origem do projeto e relembrou os encontros passados, recapitulando temas e programações desde o primeiro evento. “Mesmo com essas adaptações necessárias, espero que possamos despertar novos conhecimentos, reflexões e, especialmente, uma sensibilidade mais aguçada para auxiliar aquelas pessoas que se encontram em sofrimento psíquico, necessitando de algum auxílio que as reconecte com a vida”, comenta. Ela ainda trouxe um registro do Planetário, que em homenagem ao Setembro Amarelo, está iluminado com luzes amarelas.

Logo depois, a enfermeira Vergínia Rossato (Husm), Jana Rossato Gonçalves (UFSM), a professora Maria Rosa Chitolina (UFSM) e o professor Félix Soares (UFSM) juntaram seus conhecimentos na mesa-redonda “Promovendo a vida e a solidariedade humana”. Logo no início, Vergínia apresentou os tópicos da Proposta de Paz, criada por Daisaku Ikeda, um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista japonês. Ele emite propostas de paz que oferecem uma perspectiva budista e soluções para problemas globais em 26 de janeiro de cada ano, desde 1983. Ao longo da manhã, os pontos da proposta do Dr. Ikeda foram trabalhadas, sendo elas: “Não deixar ninguém para trás”, “Ação contra as mudanças climáticas”, “Tornando visível o invisível”, entre outros.

A professora Maria Rosa apresentou os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são falados em vários momentos na Proposta de Paz. Ao total, a lista continha 17 objetivos: Erradicação da pobreza; Fome zero; Saúde e bem estar; Educação de qualidade, Água limpa e saneamento; Energia acessível e limpa; Emprego digno e crescimento econômico; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção sustentáveis; Combate às alterações climáticas; Vida debaixo d’água, Vida sobre a terra, entre outros. “Muitos podem pensar que não podem mudar nada em relação a isso, mas na verdade cada um de nós tem um papel dentro desse futuro compartilhado”, acrescenta.

Jana trouxe informações que mostram que a violência autoprovocada, que inclui automutilação e tentativa de suicídio, é mais comum entre mulheres. Porém, homens, principalmente negros, são os que mais se matam, de acordo com o Ministério da Saúde. Afirmou que Ikeda aborda na Proposta de Paz a importância da mulher, que precisa ser acolhida, ter espaço e voz. Seja no curso normal da vida ou em tempos de desastre, as mulheres desempenham um papel crucial ao gerarem redes de apoio dentro das comunidades locais. Além disso, abre um espaço para a educação e a sua importância na sociedade. Segundo Ikeda, a educação é a chave para promover a paz, a tolerância e o respeito mútuo.

Finalizando essa grande partilha de conhecimentos, o professor Félix abordou o primeiro compromisso da Proposta de Paz, que é “nunca deve ser deixado para trás os que lutam para sobreviver em situações adversas”. Ele ainda refletiu sobre a vitalidade de atuar de forma consciente na vida compartilhada, o que é essencial agora e também para o futuro da humanidade. “Todos aqui compartilhamos vidas, experiências, a mesma cidade, mesmo planeta, país… As nossas vidas estão entrelaçadas. Precisamos proteger a vida, não só a minha, mas também a vida de todos aqueles que estão compartilhando essa existência comigo”, afirma.

Os próximos encontros do 7º Encontro Regional de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio acontecem nas próximas sextas-feiras, dias 11, 18 e 25 de setembro, com até três palestras por dia, das 9h até as 11h. Confira a programação.

O evento é uma realização do Fórum Permanente de Saúde Mental da Região Central e do Projeto de Extensão Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, em parceria interinstitucional com diversos setores da UFSM, Prefeitura de Santa Maria, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Saúde do Estado.

Texto: Vitória Parise, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista da Agência de Notícias

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-53536

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes