Programa arrecada plantas para paisagismo de telhado verde no Jardim Botânico da UFSM

Desde 2019, o Programa de Educação Socioambiental da UFSM atua na elaboração de um projeto paisagístico para o telhado verde para o prédio 13F, do Jardim Botânico (JBSM). O projeto, que tem previsão para finalização em dezembro deste ano, está arrecadando doações de plantas de diferentes espécies. O público pode contribuir com pitayas, babosa pintadinha, bromélias diversas, lavanda, cacto sianinha, rosinha de sol e bálsamo.

O telhado verde possui vantagens em âmbitos arquitetônico, estético e ambiental. Também denominado telhado ecológico, eco telhado ou cobertura vegetal, auxilia no processo de drenagem pluvial e estimula a percepção da diversidade vegetal, colaborando com o aumento da biodiversidade.

Segundo a coordenadora do Programa de Educação Socioambiental, Simone Messina, o prédio 13F do Jardim Botânico já foi construído com a estrutura para ter um telhado verde. Possui a canalização e impermeabilização necessária no terraço. Já foi colocado o substrato, em 2019, e atualmente o paisagismo está sendo executado.

Pioneirismo e parcerias

O telhado verde do JBSM vai ser o primeiro de Santa Maria construído com projeto paisagístico e com acesso ao público. A ideia surgiu tendo como foco construções sustentáveis e educação socioambiental, e conta com parceria do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), Centro de Tecnologia (CT) e Colégio Politécnico. A parceria foi realizada, primeiramente, com a professora Rutinéia Tassi, do CT. Ela orienta as questões de engenharia e monitora a drenagem das águas pluviais no telhado verde do JBSM. A água coletada da chuva é absorvida e drenada e, posteriormente, poderá ser reaproveitada na estufa/viveiros do jardim botânico. O Colégio Politécnico está dando apoio na parte do paisagismo e cooperativa-escola dos estudantes.

As plantas

O paisagismo do telhado verde é proposto a partir de plantas rústicas resistentes à luz solar, que se adaptem a longo prazo, sem a necessidade de serem substituídas. Foram realizados testes com bromélias numa das bordas, e o resultado foi positivo. Mesmo com a suspensão das atividades presenciais em função da pandemia, as plantas sobreviveram muito bem. As bromélias possuem a capacidade de armazenar água dentro delas e com isso duram muito tempo, sem a necessidade de regar. A partir de agosto, foi retomado o projeto paisagístico para o cultivo da grama e demais plantas.

Benefícios

Alguns dos seus principais benefícios incluem a absorção da água da chuva, que é aproveitada para a sobrevivência das plantas. Os telhados verdes também são uma ótima solução termoacústica, atuando como um isolante térmico e evitando a transferência de calor, frio ou ruído para o interior da edificação. Assim, proporciona também um ambiente muito mais fresco do que outros telhados, contribuindo para a diminuição das ilhas de calor e mantendo o edifício protegido de temperaturas extremas, especialmente no verão. Com um telhado verde, o ar condicionado talvez nem seja mais necessário, já que o prédio fica naturalmente climatizado.

“Depois de pronto, a perspectiva socioambiental vai trazer algo novo para a cidade, pois será bastante atrativo para os visitantes. A gente pretende ser referência em Santa Maria, para que essa ideia seja multiplicada para muitas pessoas, e haja muitas visitações ao JBSM. Pretendemos trabalhar as diversas questões técnicas, socioambientais e especialmente sobre as plantas que foram escolhidas, por que foram escolhidas, questões sobre paisagismo e biologia. Vai ser muito interessante”, comenta Simone.

A coordenadora do Programa de Educação Socioambiental ainda informa que algumas questões técnicas e de paisagismo estão em tratativas com os parceiros, para que a experiência seja a melhor possível. Com o imprevisto da pandemia, a previsão da abertura do telhado verde ao público em geral é para 2021. Com todos os cuidados de biossegurança, os visitantes terão acesso gratuito e guiado a esse espaço de ciência, educação e lazer na UFSM.

Como contribuir

Quem quiser fazer doações de plantas para o telhado verde devem entrar em contato por e-mail ou por telefone. O agendamento será feito para quem quiser entregar as plantas para o Jardim Botânico. O e-mail é jardimbotanico@ufsm.br, e o telefone, (55) 99193-8183.

Texto: Eloize Moraes e Vitória Parise, acadêmicas de Jornalismo, bolsistas da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista da Agência de Notícias