Curso de Combate ao Racismo será oferecido a alunos da UFSM

Já estão abertas as inscrições para o Curso Combate ao Racismo. Já ofertado anteriormente em três edições para servidores da UFSM, o curso, agora, será disponibilizado aos estudantes da Instituição. Visando sensibilizar a comunidade acadêmica sobre os debates em torno do racismo e suas várias formas de manifestação, gerando, assim, ferramentas que facilitem seu enfrentamento, o curso irá trabalhar assuntos como a definição de racismo, dados sobre o tema no Brasil, ações afirmativas, movimento negro e feminismo negro.

O curso, além de buscar fazer com que os estudantes entendam a estruturação do racismo e da desigualdade racial no Brasil, proporciona que conheçam as principais referências, personalidades e teóricos do movimento negro nacional. Realizado em parceria com o Departamento de Comunicação da UFSM de Frederico Westphalen, com o Programa Mão na Mídia e com o Observatório de Direitos Humanos da UFSM, o projeto incentiva a difusão de discussões e iniciativas antirracistas na comunidade acadêmica e na sociedade como um todo.

O curso, que será realizado em formato EaD, através da plataforma Moodle, terá suas atividades iniciadas no dia 5 de outubro, estendendo-se até o dia 30 do mesmo mês. O curso será ministrado pelo servidor Victor De Carli Lopes, chefe do Observatório de Direitos Humanos, e a estudante de Serviço Social Aline Escobar. A carga horária será de 20 horas.

São disponibilizadas 30 vagas. As inscrições vão até o dia 2 de outubro e podem ser feitas pelo link.

Fonte: Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE