35ª JAI: Professor Marcelo Gleiser debate a relação entre Ciência e Espiritualidade

A 35ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM iniciou na segunda-feira (19), em sua primeira edição no formato virtual. A palestra plenária de abertura foi proferida por um dos principais nomes da ciência brasileira atual, o professor Dr. Marcelo Gleiser, físico, astrônomo e escritor.   Com o tema “Ciência e Espiritualidade: Incompatíveis?”, o professor apontou as semelhanças e diferenças entre a ciência e religião, e como ambas podem fazer parte da vida de um indivíduo sem conflitos, desde que os limites e a função de cada uma sejam plenamente compreendidos.

Atualmente, Gleiser é professor titular de Física e Astronomia no Dartmouth College, nos Estados Unidos. É vencedor de três prêmios Jabuti, autor de 14 livros com traduções em 15 idiomas. Em 2019, foi o primeiro latino-americano a vencer o Prêmio Templeton, um dos mais prestigiados do mundo, honra que divide com Madre Teresa, Dalai Lama, Desmond Tutu, Aleksandr Solzhenitsyn, os cientistas Freeman Dyson, Martin Rees e outros líderes religiosos e intelectuais.

Com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a transmissão foi realizada ao vivo e de forma aberta através do Youtube. Mais de 900 pessoas assistiram à palestra simultaneamente, o que corresponde a uma lotação do Centro de Convenções da universidade.

Para o reitor Paulo Afonso Burmann “ a nossa Jornada Acadêmica Integrada é o evento científico mais importante do interior do estado do Rio Grande do Sul, envolvendo nitidamente os três pilares que sustentam e norteiam o funcionamento da UFSM, o ensino ,a pesquisa e a extensão, integrados e dando vazão a toda experiência do conhecimento a nossa universidade,” comentou, em mensagem de agradecimento à organização do comitê executivo da 35ª edição da JAI e à todos os participantes deste ano.

Também participaram da abertura do evento, o vice-reitor, professor Luciano Schuch,  o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof. Paulo Renato Schneider, a Pró-Reitoria de Graduação, Profª. Martha Bohrer Adaime , o Pró-Reitor de Extensão Prof. Flavi Ferreira Lisboa, e o Prof. Paulo Cesar Piquini, coordenador de Iniciação Científica (PRPGP) e presidente do comitê executivo da 35ªJAI.

Ciência e Fé: entre o conflito e o entendimento

Palestra com o professor Marcelo Gleiser teve mais de 900 espectadores simultâneos

Para o professor Marcelo Gleiser, a ciência anda em conjunto com a história da humanidade, pois o ser humano sempre esteve em busca de conhecer e entender de onde viemos, como viemos parar aqui e qual o sentido da vida. Para responder essas questões, a ciência e a religião geralmente são colocadas em lados divergentes.

Para explicar os motivos dessa incompatibilidade entre ciência e religião, Gleiser relembra alguns exemplos da história da ciência e de alguns conflitos entre ciência e religião através dos tempos. “Copérnico, Galileu, Newton, Laplace, Einstein esclareceram muitas questões sobre o universo, o planeta e a vida, mas é impossível chegar ao fim do conhecimento. Vivemos no paradoxo do Conhecimento, onde o nosso conhecimento em determinado assunto aumenta nos levando a pensar novas questões e conhecer o desconhecido. Portanto, a natureza do Conhecimento é essencialmente incompleta.”

O professor enfatizou ao longo da palestra que a ciência e a religião ou espiritualidade não são inimigas. “Quando você remove o conflito entre essa relação da ciência e fé todo mundo ganha. A partir do momento em que não há uma invasão no conhecimento e território de ambas as partes existe uma complementaridade de saberes que devem ser celebradas e não levadas ao patamar de guerra. A guerra entre elas resulta no afastamento das pessoas e o empobrecimento do espírito humano, a ciência celebra o saber, a nossa capacidade de nos relacionar com o desconhecido” encerra o professor Marcelo.

Ao final da palestra, o professor Gleiser respondeu aos questionamentos dos espectadores do evento. A primeira palestra plenária da edição de 2020 da JAI está completa e disponível para todos no canal do Youtube do evento .

A 35ª Jornada Acadêmica Integrada apresenta durante os dias do evento as palestras plenárias todos os dias, sempre às 9h, e as palestras temáticas terão início às 16h. A transmissão online será feita pelo Youtube. Acompanhe a programação no site oficial e no Instagram

Texto: Ana Júlia Müller Fernandes, bolsista da Agência de Notícias da USFSM e acadêmica de jornalismo
Edição: Davi Pereira