Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Em palestra na 35ª JAI, presidente da Anvisa fala sobre atuação do órgão no combate ao coronavírus



Antonio Barra Torres falou sobre ações da Anvisa

Na tarde desta quinta-feira (22), o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o professor doutor Antonio Barra Torres falou sobre a atuação da agência no combate ao novo coronavírus, que causou a pandemia de Covid-19. O evento foi uma atração da 35ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM.

A transmissão foi iniciada com uma breve fala do professor do curso de Medicina da UFSM, Alexandre Vargas Schwarzbold, que apresentou Torres e introduziu o assunto. 

Torres primeiramente apresentou a Anvisa, falou das suas atuações gerais, sua abrangência e a sede, em Brasília. Depois da rápida introdução, relembrou o início das ações de combate à Covid-19, que se iniciaram ainda em janeiro, quando, no dia 27, foi criado o Grupo de Emergência de Saúde Pública. No mês seguinte, a Anvisa decretou Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) ao publicar a Portaria Nº 188, no dia 4 de fevereiro.

Além disso, o palestrante apresentou a linha do tempo do combate, que vai do início do ano até atualmente. Algumas das atuações do órgão no período foram coibir o sobrepreço de medicamentos e garantir de fornecimento de medicamentos essenciais, segundo ele.

As vacinas também foram pauta da palestra. Torres falou sobre as quatro que estão sendo testadas em território nacional e explicou o processo de acompanhamento dos resultados. No Rio Grande do Sul, por exemplo, são três: a CoronaVac (China), ChAdOx1 nCoV-19 (Inglaterra) e Ad26.COV2.S (Europa). Além delas, a vacina produzida pelo laboratório Pfizer-Wyeth (Europa e Estados Unidos) também está em testes no Brasil.

Ao fim da exposição, ele reforçou a importância da Anvisa e pediu a confiança da população no trabalho do órgão. Agradeceu à UFSM pela oportunidade e concluiu: “Esse inimigo será vencido. Com certeza”.

A exposição do convidado está disponível na íntegra no canal da JAI no YouTube.

A JAI segue até esta sexta-feira (23). A programação está disponível no site.

Texto: Juan Grings, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-54220

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes