Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CBio e COE-E: conheça os órgãos complementares de segurança contra a Covid-19 na UFSM



A Universidade Federal de Santa Maria está ativa na execução de ações, mobilização, liderança e articulação entre entidades e pessoas frente ao contexto de pandemia da Covid-19, que vem acontecendo desde março de 2020.

O cenário pandêmico requer cuidados e responsabilidade de atuação. Tendo isso em vista, a UFSM, para manter sua atenção e zelo com a saúde de seus servidores, estudantes e comunidade, criou a Comissão de Biossegurança (CBio) e o Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação – COVID 19 – UFSM (COE-E UFSM). Ambos são órgãos complementares e temporários que estão trabalhando para possibilitar a segurança da comunidade acadêmica frente à Pandemia Covid-19. 

A CBio e o COE-E possuem caráter consultivo, para auxiliar a gestão da Universidade na tomada de decisões durante o período da pandemia de Covid-19, sendo muito importantes dentro da Instituição, dada a gravidade da situação pandêmica global. 

 

Comissão de Biossegurança:

Visa à proteção da comunidade acadêmica quanto à transmissão da Covid-19 durante o exercício das atividades essenciais que seguiram funcionando após a portaria de suspensão das atividades presenciais na UFSM. 

Foi criada em 19 de junho de 2020, no intuito de estabelecer normas de biossegurança objetivando a proteção da comunidade acadêmica. Suas funções incluem:

  • Elaborar e divulgar normas no âmbito da Instituição em procedimentos de biossegurança durante o período de enfrentamento ao novo coronavírus; 
  • Realizar estudos e fazer inspeções relacionadas ao enfrentamento da pandemia provocada pelo novo coronavírus; 
  • Manter informados os trabalhadores e demais membros da comunidade da UFSM sobre o quadro da doença, os riscos de contágio, os meios de proteção e prevenção para segurança, bem como sobre os protocolos de biossegurança; 
  • Coordenar e orientar as Comissões de Biossegurança Setoriais – Covid-19.

A Cbio já publicou O Manual de Biossegurança da UFSM, Instruções Normativas, cartazes e faixas de orientação e produziu campanhas veiculadas em redes sociais. Além disso, o Plano de contingência da instituição está em construção. Todos materiais estão disponíveis para download no site da CBio.

 

Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação – COVID 19 –  UFSM: 

Visa ao planejamento do retorno presencial. É um órgão vinculado ao Gabinete do Reitor, criado no dia 30 de dezembro de 2020. A criação do COE-E na instituição é uma necessidade apontada pela Portaria Conjunta SES/SEDUC 01/2020 para todas as instituições de ensino do estado do Rio Grande do Sul. Suas funções constituem em:

  • Elaborar o Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da COVID-19, bem como articular junto ao COE Municipal as medidas de controle no âmbito da Instituição de Ensino;
  • Informar e capacitar a comunidade escolar ou acadêmica sobre os cuidados a serem adotados por ocasião do novo coronavírus – COVID-19;
  • Organizar a implementação dos protocolos de retomada das aulas presenciais na perspectiva da política de distanciamento controlado;
  • Manter a rotina de monitoramento dos protocolos, garantida a execução diária dos mesmos;
  • Manter informado o COE Municipal sobre casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 no âmbito da Instituição de Ensino e solicitar informações sobre os encaminhamentos necessários;
  • Analisar o histórico e a evolução dos casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 no âmbito da Instituição de Ensino, de forma a subsidiar as tomadas de decisões do COE Municipal e Regional.

 

Quem faz parte desses órgãos?

CBio: Presidente Profa. Dra. Mariana Marquezan, Alexandre Vargas Schwarzbold, Eliara Pinto Vieira Biaggio, Gustavo Prestes de Lima, Helton Fernandes dos Santos, José Ricardo Cantarelli, Márcia Keske, Priscila de Arruda Trindade, Sônia de Ávila Botton e Tatiana Bernardon Silva. 

COE-E: Presidente Prof. Dr. Paulo Afonso Burmann, Beatriz Silvana da Silveira Porto, Clayton Hiling, Ederson Fernando Sparremberger, Elaine Verena Resener, Gilmor José Farenzena, José Edson Paz da Silva, Liane Beatriz Righi, Luciano Schuch, Marcos Antônio de Oliveira Lobato, Maria Denise Schimith, Mariana Marquezan, Martha Bohrer Adaime, Priscila de Arruda Trindade, Rodrigo da Silva Guerra, Soeli Teresinha Guerra, Solange Prediger, Tatiana Becker Ventura, Thaisa  Regina Rocha e Thiago Machado Ardenghi.

 

Para a tomada de decisões, ambos os órgãos seguem as diretrizes dos órgãos competentes a nível mundial (como a OMS), Federais (como a Anvisa, Ministério da saúde), Estaduais (como o Plano de distanciamento Controlado do Estado do RS) e Municipais (como os Decretos municipais) e Institucionais. Além disso, estão em constante atualização da literatura científica sobre o assunto, devido ao caráter dinâmico da pandemia.

Para mais informações, o contato da CBio é: cbio@ufsm.br, e do COE-E é: coe@ufsm.br. Informações com relação aos cuidados relacionados a Covid-19 podem ser encontradas no site da UFSM, dúvidas podem ser sanadas com a Comissão Setorial, e denúncias podem ser realizadas na Ouvidoria.

 

Texto: Paola Martins Jung / bolsista da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Edição: Mariana Henriques / Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-55388

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes