Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM recebe visita do Ministro da Educação e inaugura obras

O evento ocorreu às 11h da manhã, no Campus Sede



Na manhã desta quarta-feira (12), o Senhor Milton Ribeiro, Ministro de Estado da Educação, realizou uma visita na UFSM e participou da inauguração de algumas obras: Salas de Aula no Centro de Ciências da Saúde; Central de Tratamento Intensivo no HUSM-EBSERH; Central de Laboratórios do HUSM-EBSERH e Ampliação do Prédio 16-B do Centro de Educação, no campus sede. Além destas, o Bloco 5 da UFSM Frederico Westphalen; a Casa do Estudante 2 da UFSM Palmeira das Missões; a Casa do Estudante e  Central de Laboratórios, os dois últimos da UFSM Cachoeira do Sul. 

ebserh
Oswaldo Ferreira, Presidente da Ebserh

Na ocasião, o presidente da Ebserh, Oswaldo de Jesus Ferreira, destacou e parabenizou os esforços para a finalização das obras inauguradas. “Após 8 anos, a Central de UTI foi concluída, e não foi fácil. Portanto, parabéns a todos os envolvidos nesse processo. Já a Central de Laboratórios, com certeza também será ótima para a dupla função do HUSM-EBSERH: prover saúde aos pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) e formação digna para multiplicar qualidade, aos nossos alunos de Graduação e Pós-Graduação.”

Em seu discurso, o reitor da UFSM, Paulo Burmann, salientou a importância da Universidade como uma instituição pública, gratuita, de qualidade, socialmente referenciada, plural e diversa. Lembrou, ainda, os índices positivos que a Universidade alcançou nos últimos anos em diversos rankings, sendo a 10ª instituição de ensino superior do mundo com maior produção científica realizada por mulheres, estando entre as 300 mais inclusivas do mundo, as 14 melhores do Brasil, a 9ª mais empreendedora, entre outros.

burmann
Paulo Burmann, Reitor da UFSM

Burmann também ressaltou as dificuldades orçamentárias que a Universidade vem enfrentando desde 2014 e a necessidade de novos investimentos para manutenção do trabalho que vem sendo desenvolvido. “De acordo com a Lei Orçamentária Anual de 2021, retornamos aos índices de investimento do início dos anos 2000, em uma universidade com o dobro do tamanho. Em relação ao orçamento de 2020, as universidades públicas deixaram de receber mais de R$1 bilhão. Ainda assim, no período desta crise humanitária e sanitária, a UFSM realizou mais de 70 mil testes PCR para os sistemas públicos de saúde; mantém seu hospital universitário com 100% das suas instalações ocupadas; mantém seus projetos de acompanhamento e pesquisas voltadas ao setor de produção de alimentos e medicamentos; e garante o ensino remoto para a totalidade dos seus estudantes desde o dia 17 de março de 2020. Seguimos cientes das dificuldades e prejuízos, mas firmes nas convicções e realidades. Precisamos recompor a nossa capacidade de manutenção e investimento para continuar a prestar o melhor serviço de ensino, pesquisa e extensão, no sentido de fortalecer as estratégias de desenvolvimento e de soberania nacionais.”, declarou o reitor. 

miltonribeiro
Milton Ribeiro, Ministro da Educação

O Ministro do Estado da Educação, Milton Ribeiro, iniciou sua fala parabenizando os profissionais da saúde e destacando a importância do SUS para o Brasil. Ribeiro também abordou as dificuldades enfrentadas na tarefa de ser Ministro da Educação em meio a uma pandemia, já que, frente a crise enfrentada pelo coronavírus, foi preciso que o Governo Federal fizesse readequações orçamentárias para contemplar outras necessidades, como o pagamento do auxílio emergencial, o que teria impactado diretamente no orçamento das universidades.  “Eu vim para o MEC há 10 meses, em meio a maior crise humanitária dos últimos tempos. Ser Ministro da Educação não é brincadeira, ainda mais em um país continental como o nosso, mas ser Ministro em meio a uma pandemia é algo desafiador, ainda mais nesse tempo em que o Governo Federal precisa selecionar. Ninguém fica contente”. O Ministro também reafirmou seu compromisso com a educação brasileira e afirmou estar empenhado na luta por melhorias e por um maior orçamento para as instituições. 

Após o descerramento das placas de inauguração, os presentes foram convidados para visitar as Salas de Aula no Centro de Ciências da Saúde, a Central de Tratamento Intensivo e Central de Laboratórios no HUSM-EBSERH.

Também estiverem presentes no evento o vice-reitor da UFSM, Luciano Schuch, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobon, o Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Wagner de Souza, além de representantes da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Base Aérea, HUSM-EBSERH, pró-reitores, diretores de unidade, estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação da UFSM. 

Para o público geral, houve uma transmissão ao vivo pelo canal do YouTube, que está disponível na íntegra pelo link.

miltonribeiro

inauguração

Texto: Paola Jung e Mariana Henriques, Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Fotos: Rafael Happke, Pró-Reitoria de Extensão

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-55767

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes