Professores da UFSM são classificados como membros de comitês técnicos da Farmacopeia Brasileira

Três docentes da UFSM estão entre os 80 profissionais de todo o país classificados pela Anvisa

Os professores dos departamentos de Química, Érico Marlon de Moraes Flores, de Tecnologia e Ciência dos Alimentos, Juliano Smanioto Barin, e de Farmácia Industrial da UFSM, Clarice Madalena Bueno Rolim, foram novamente reconduzidos como membros dos Comitês Técnicos Temáticos da Farmacopeia Brasileira da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). A divulgação ocorreu em 18 de maio.

Os três docentes da UFSM estão entre os 80 profissionais de todo o país classificados para os 13 Comitês Técnicos Temáticos da Farmacopeia Brasileira. Ao contrário das demais composições dos Comitês, que eram feitos por indicação da Anvisa, desta vez houve um Edital de Chamamento Público, que estabeleceu critérios objetivos, como experiência comprovada e nível de titulação.

Para o professor Érico, classificado em 5º lugar entre mais de 300 candidatos, a nomeação para continuar participando da Farmacopeia Brasileira reflete o alto nível de exigência para os candidatos selecionados. Com mais esse mandato, o professor Érico completará duas décadas de trabalhos junto à Anvisa, o que reflete a contribuição que a UFSM tem dado para o estabelecimento dos métodos analíticos e dos padrões de qualidade dos fármacos comercializados no país.

O professor Juliano, classificado em 20° lugar geral, ressalta a importância da participação da UFSM nas atividades da Farmacopeia Brasileira, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de substâncias químicas de referência que podem ser usadas não apenas para o controle da qualidade de fármacos e medicamentos, mas também alimentos e produtos veterinários.

A professora Clarice Madalena Bueno Rolim, classificada em 14° lugar geral, foi designada para assessorar a Anvisa na revisão das monografias de Especialidades Farmacêuticas para a Farmacopeia Brasileira. Esta indicação também evidencia o protagonismo dos professores do Departamento de Farmácia Industrial nesta área, os quais vêm contribuindo para a disponibilização de metodologias analíticas validadas, visando elevar a confiabilidade da avaliação da qualidade dos produtos farmacêuticos.

Farmacopeia Brasileira

A Farmacopeia Brasileira é o Código Oficial Farmacêutico seguido no Brasil, cuja primeira edição foi lançada em 1929. Tem como função principal estabelecer os requisitos mínimos de qualidade de medicamentos e outras formas farmacêuticas para uso em saúde.

Os colegiados da Farmacopeia Brasileira têm por objetivo assessorar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária na revisão e atualização periódica dos compêndios e produtos da Farmacopeia Brasileira. A participação nos Comitês Técnicos Temáticos é considerada atividade de relevância pública e não remunerada. A quantidade máxima de vagas por comitê pode ser conferida no Edital de Chamamento Público