Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Egressa do curso de Estatística da UFSM ganha prêmio nacional

Tese de doutorado de Bruna Gregory Palm foi reconhecida pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional



A tese de doutorado “Detection and inferences in non-Gaussian signals”, da egressa do curso de Estatística da UFSM Bruna Gregory Palm, defendida no Programa de Pós-Graduação em Estatística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 19 de fevereiro de 2020, foi reconhecida como “destaque da comissão” no Prêmio Odelar Leite Linhares – Doutorado, concedido pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). O trabalho foi orientado pelo professor Renato J. Cintra (UFPE) e co-orientado pelo professor Fábio Mariano Bayer, do Departamento de Estatística da UFSM. 

Bruna é egressa da primeira turma de bacharéis em estatística da UFSM, formada em 2014. Seu mestrado foi desenvolvido também na UFSM, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Em 2016, iniciou seu doutorado em estatística na UFPE, em Recife. Em sua pesquisa de doutorado, trabalhou com tópicos relacionados a processamento estatístico de sinais e imagens. Particularmente, desenvolveu métodos estatísticos inéditos úteis para interpretação, detecção e inferências sobre sinais e imagens não-Gaussianas. 

Bruna tem um histórico de sucesso, trabalhando em tópicos na fronteira entre estatística e processamento de sinais, com possíveis aplicações tecnológicas, além de ciência básica. Essa característica abre ainda mais possibilidades para ela, enquanto bacharela em estatística. Durante o doutorado, fez estágio de um ano junto ao Blekinge Institute of Technology (BTH), na Suécia, interagindo com um grupo de pesquisa em processamento de sinais particularmente interessado em processamento de imagens de satélite. Imediatamente ao terminar seu doutorado, assumiu uma posição de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica e da Computação no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos. Este ano, está voltando para o BTH, na Suécia, como pesquisadora de pós-doutorado. 

Apesar de ser um curso bastante jovem, com primeira turma formada em 2014, Bruna não é a primeira egressa do curso de Estatística da UFSM a receber reconhecimento por importantes associações científicas. Os alunos Lais Helen Loose (hoje professora do Departamento de Estatística da UFSM) e Diego Ramos Canterle (doutorando em estatística na USP) ganharam prêmios em concurso de iniciação científica da Associação Brasileira de Estatística, em 2014 e 2016, respectivamente. Já a ex-aluna Cátia Michele Tôndolo (doutoranda em estatística na USP) recebeu o prêmio de melhor dissertação de mestrado pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção em 2016. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-56167

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes