Professora da UFSM colaborou na elaboração do Guia de Atividade Física para a População Brasileira

Daniela Lopes dos Santos foi uma das 75 pesquisadoras do país que produziu o material lançado pelo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde lançou na terça-feira (29) o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, que foi elaborado por um grupo de 75 pesquisadores provenientes de todas as regiões do país. A professora Daniela Lopes dos Santos, coordenadora do Núcleo de Estudos em Exercício Físico e Saúde (Nesefis) do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM, fez parte deste grupo de pesquisadores, que foi liderado pelo professor Pedro Hallal, da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), idealizador do projeto.

“Este guia é um marco histórico para a área da saúde em geral e principalmente para quem trabalha com atividade física no Brasil, pois países desenvolvidos como Austrália, Canadá e Estados Unidos já têm seus guias há bastante tempo”, destaca Daniela. “Esta é a primeira vez que um Guia de Atividade Física é elaborado observando-se as características específicas da nossa população. Já existe o Guia Alimentar para a população Brasileira, então, os dois se complementam com o objetivo de melhorar a saúde da população e prevenir doenças cada vez mais presentes na nossa realidade”, acrescenta.

O edital para selecionar pesquisadores da área de todo o Brasil para compor o grupo de elaboração do guia foi lançado no início de 2020, com critérios de produção acadêmica e experiência na área. “O grupo trabalhou de forma bastante intensa durante oito meses nos conteúdos, mas pode-se dizer que o projeto como um todo continua em andamento, através do acompanhamento e produção de publicações a respeito”, relata Daniela.

Os pesquisadores foram divididos em grupos, de acordo com o seu interesse, já que o guia aborda todos os ciclos de vida – crianças, adolescentes, adultos e idosos –, em algumas condições – gestantes e pessoas com deficiência –, além do destaque para a Educação Física escolar. Também são esclarecidos alguns conceitos, como o de atividade física e de seus domínios, o de exercício físico e o de comportamento sedentário. A professora da UFSM atuou no Grupo de Trabalho que elaborou as diretrizes de atividades físicas para idosos, junto com outros sete pesquisadores.

O guia pode ser acessado pelo portal da Secretaria de Atenção Primária à Saúde.