Sobre a reunião dos Conselhos Superiores da UFSM

Pelo Reitor, Professor Paulo Burmann:

Neste dia 28 de julho, após votação no colégio eleitoral composto pelos 124 membros do Conselho Universitário, do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão e do Conselho de Curadores (Conselhos Superiores da Universidade Federal de Santa Maria), os três candidatos mais votados, em ordem de preferência, comporão a lista tríplice para o cargo de Reitor(a). Essa lista será encaminhada, então, à Presidência da República para a escolha de um dos nomes para o cargo, com posterior escolha do(a) Vice-Reitor(a) dentre os nomes escolhidos em lista própria.

Com o permanente compromisso de fortalecer a transparência, a segurança e a estrita observância das normas legais e regulamentares incidentes, a UFSM enviou convites a instituições para acompanharem como observadores externos todo o processo de apuração dos votos para a elaboração das listas tríplices.

Todas as informações sobre a sucessão podem ser conferidas, mediante a consulta dos processos, neste link.

As ações da UFSM durante todo este processo sucessório têm primado por levar segurança e tranquilidade à comunidade local e regional, às lideranças e às autoridades. Esses fatos demonstram que  esta Universidade continuará pautando suas ações na ética, na responsabilidade, na democracia e no interesse público coletivo, como instituição pública com um histórico de relevância em ensino, pesquisa e extensão, e com destaque e liderança nacional e internacional.

A UFSM seguirá defendendo a supremacia do interesse público e o estrito respeito às leis como estratégia de manutenção e de fortalecimento do estado democrático de Direito.