Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Em mais uma edição online, 36º Festival Internacional de Inverno da UFSM começa nesta quinta (29)

Algumas atividades poderão ser acompanhadas pelo público, como o concerto de encerramento, às 19h de sábado (31), pelo YouTube da TV Campus



Nesta quinta-feira (29) começa o 36º Festival Internacional de Inverno (FIIUFSM) da UFSM. A abertura está marcada para as 15h, com transmissão ao vivo pelo Farol. A programação segue até sábado (31), sendo que a comunidade poderá acompanhar de forma online várias atividades culturais. 

Tal qual a edição do ano passado, o evento ocorrerá totalmente de maneira virtual por conta das medidas restritivas devido à pandemia de Covid-19. A professora Vera Vianna, coordenadora geral do evento, afirma que este ano a programação está mais condensada. “No ano passado tivemos um grande número de mesas-redondas e palestras; neste ano temos um número menor, mas inserimos 11 masterclasses, nas quais os alunos se inscreveram como ouvintes ou como ativos, que são os que desejam tocar para o professor”, comenta.

Vera explica que, no formato virtual, o que tem sido feito é que os alunos não tocam ao vivo, mas submetem uma performance gravada, que é enviada ao professor, e esse, no momento da masterclass, faz comentários e sugestões sobre a performance. “É um pouco diferente do que seria presencialmente, mas evita os problemas de transmissão, e a qualidade de som da gravação é melhor que a transmissão pelas plataformas utilizadas”, afirma.

Até sábado (31), o Festival de Inverno terá mesas-redondas, palestras, oficinas e masterclasses. As mesas-redondas serão abertas ao público, com transmissão pelo Farol, enquanto as demais atividades serão via Google Meet, exclusivas para os inscritos – as inscrições já foram finalizadas e chegaram a 456, um ótimo número, na avaliação da coordenadora geral. “Presencialmente não teríamos tantos participantes”, afirma.

O concerto de encerramento, às 19h de sábado, com a participação dos professores do Departamento de Música, também será aberto ao público, com transmissão no YouTube da TV Campus. O concerto final será em homenagem a Luiz José Piveta, ex-coordenador da Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto.

A programação completa está disponível no site oficial do evento.

Música e integração com a comunidade

Criado em 1986, o Festival congrega o Departamento de Música, do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM, a comunidade de Vale Vêneto e a Prefeitura de São João do Polêsine, e tem o objetivo de favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da atividade musical num ambiente de integração com a sociedade, concomitantemente à Semana Cultural Italiana, evento idealizado pela comunidade de Vale Vêneto para promover o potencial turístico da Quarta Colônia de Imigração Italiana e resgatar as origens da cultura.

A Universidade da Geórgia, dos Estados Unidos, também participa do Festival Internacional de Inverno. Segundo a coordenadora geral, há um acordo de cooperação técnica com a Universidade da Geórgia que ratifica esta parceria exitosa. Milton Masciadri, professor de contrabaixo da universidade norte-americana, é o diretor artístico do Festival, e o único que esteve presente em todas as 36 edições do evento. “Ele é um dos criadores do Festival e continua colaborando conosco nestas edições virtuais”, afirma Vera.

Além da integração com a comunidade, a internacionalização é uma das tônicas do Festival Internacional de Inverno da UFSM. Ao longo de 36 edições, o evento já contou com a presença de participantes de vários locais do Brasil e de países como Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Costa Rica, Estados Unidos e Alemanha. Além disso, mais de 50 universidades e conservatórios de música da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e América Latina estiveram representadas no Festival, através de seus professores que realizaram recitais e ministraram oficinas.

Mais informações sobre o Festival na página no Facebook.

Texto: Juan Grings, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista da Agência de Notícias

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-56398

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes