Egresso do Curso de Estatística da UFSM é finalista em prêmio da Associação Brasileira de Estatística

Carlos Manchini teve seu TCC selecionado para o Prêmio de Iniciação Científica da ABE

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com título “Modelo beta autorregressivo de médias móveis com função de ligação de Aranda-Ordaz”, do egresso do curso de Estatística da UFSM Carlos E. F. Manchini, é um dos quatro finalistas do Prêmio de Iniciação Científica da Associação Brasileira de Estatística (ABE). O TCC de Carlos foi orientado pelo professor Fábio Mariano Bayer, do Departamento de Estatística da UFSM, e co-orientado por Diego Canterle, que atualmente é doutorando em estatística pela Universidade de São Paulo (USP) e foi professor substituto na UFSM.

As apresentações virtuais dos quatro trabalhos finalistas serão feitas por ordem alfabética e transmitidas pelo canal ABE do YouTube no dia 14 de setembro. No dia 17 de setembro, em evento virtual, serão divulgados os vencedores.

Carlos é egresso da turma de bacharéis em Estatística da UFSM do ano de 2019. Ao terminar seu curso de graduação, ingressou imediatamente no curso de mestrado em Estatística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Defendeu sua dissertação de mestrado em fevereiro de 2021 e hoje trabalha como analista de Modelagem Estatística na Henry Schein.

A Coordenação do Curso de Estatística da UFSM destaca que, apesar de ser um curso bastante jovem, com primeira turma formada em 2014, essa é a terceira oportunidade em que alunos da UFSM são finalistas do Prêmio ABE de Iniciação Científica. Anteriormente, Laís Helen Loose (hoje professora do Departamento de Estatística da UFSM) e Diego Ramos Canterle (co-orientador do trabalho de Carlos) foram finalistas do concurso, em 2014 e 2016, respectivamente. Laís ficou em segundo lugar e Diego, em primeiro.