Museu de Arte, Ciência e Tecnologia UFSM será inaugurado na próxima sexta (20)

O Museu, criado em 2010, receberá um novo espaço para exposições localizado junto ao Planetário UFSM

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realiza, na próxima sexta, 20, às 15h30, a inauguração do novo Museu de Arte, Ciência e Tecnologia UFSM (MACT), localizado no Mezanino do Planetário UFSM. Seguindo os protocolos de biossegurança, evento será restrito às autoridades e terá transmissão simultânea na plataforma Farol. Participarão da cerimônia o Reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann; o Vice-Reitor, Luciano Schuch; o Pró-Reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho; a coordenadora de Cultura e Arte PRE, Vera Lucia Portinho Vianna; a coordenadora da Divisão de Museus UFSM, Jaqueline Trentin Machado; o chefe do Planetário, Régis Augusto Albanese Diniz; e as coordenadoras do MACT, Nara Cristina Santos, Maria Rosa Chitolina e Juliana Vizzotto.

O Museu de Arte, Ciência e Tecnologia UFSM foi idealizado em 2010 pelas pesquisadoras Nara Cristina Santos e Maria Rosa Chitolina. Em 2011, com apoio de professores de cinco Programa de Pós-Graduação (Artes Visuais, Ciências Sociais, Educação em Ciências, Informática e Patrimônio Cultural), de arquitetos e de alunos, é desenvolvido o projeto Museu Interativo: Arte, Ciência, Tecnologia e Patrimônio Cultural, visando um espaço físico para o MACT. No mesmo ano, foi realizada a ação Mata – 200 milhões de anos, no Museu de Arte de Santa Maria (MASM), reunindo artistas, cientistas, docentes e alunos de graduação e pós-graduação.

Sem espaço próprio, a partir de 2013, foram propostas “ações museais”, como a atividade Arte-Ciência-Tecnologia: Sustentabilidade, que integrou a Mostra PROFITECS. Em 2015 é criado o projeto Museu Interativo: Arte – Ciência e Tecnologia/Ação Neuroarte e, em 2016, o projeto NeuroArTE: Museu Itinerante de Neurociência, Arte e Tecnologia, que promove ações no Centro de Artes e Letras, no Centro de Educação Física e Desportos e na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Desde 2017, o projeto Museu Arte-Ciência-Tecnologia: Ações Expositivas e Estratégias Museais consolida a marca MACT, através das ações Neuro Bioarte (2017); (Bio)Arte e Sustentabilidade (2018); Luz (Arte) e Sustentabilidade (2019); e Água e Sustentabilidade (2020).  Atualmente, as atividades seguem com o Museu Arte-Ciência-Tecnologia: Transdisciplinaridade como Estratégia Curatorial, Expográfica e de Arquivo, consolidando o espaço físico junto ao mezanino do Planetário UFSM.

Para a inauguração do novo espaço, o MACT recebe o Festival Arte, Ciência e Tecnologia – FACTORS 8.0, da UFSM, que integra a BIENALSUR/Argentina. A exposição, de 23 a 27 de agosto de 2021, aborda a Propagação Digital do In loco ao online. Para isso contará com mostra no Planetário (não aberta para visitação) e online nas redes sociais (FacebookInstagram e YouTube).

Fonte: Pró Reitoria de Extensão (PRE UFSM)