Mural Auwe, de Silvestre Peciar, é reinaugurado na antiga Reitoria da UFSM

Obra integra acervo artístico da Instituição, que passa por processo de resgate e de disponibilização à sociedade

Mural foi pintado em 1983 por Silvestre Peciar e restaurado pelo artista Juan Amoretti

Na manhã desta quinta, 26, ocorreu a reinauguração do Mural Auwe, pintado em 1983 por Silvestre Peciar e restaurado pelo artista Juan Amoretti. A obra, localizada no espaço de Ações Comunitárias e Empreendedoras (Antiga Reitoria), centro de Santa Maria, faz parte do acervo artístico da Instituição, que passa pelo processo de resgate e de disponibilização à sociedade. Devido às restrições sanitárias, a cerimônia foi restrita e pode ser acompanhada pelo Facebook da PRE UFSM.

Para a coordenadora de Cultura e Arte da Pró-Reitora de Extensão (PRE), Vera Lucia Portinho Vianna, a preservação das obras de arte da instituição é uma forma de resgatar e de valorizar a história da UFSM e da cidade de Santa Maria (RS). “Nossa história é única e insubstituível, não podemos permitir que ela seja apagada e nem podemos esquecer quem somos. É nesse sentido os nossos esforços para a preservação do Acervo Artístico da UFSM, pois temos um compromisso com esse patrimônio”, ressalta Vianna.

Paulo Afonso Burmann, reitor da UFSM, destacou a sensibilidade do artista Juan Amoretti na condução dos trabalhos de restauração da obra de Silvestre Peciar. “Essa obra representa um período de retorno do movimento democrático e estudantil pelo Brasil e pela UFSM. Tem um significado muito especial, pois é a vida e a natureza que estão presentes. É a luta e o espírito de energia que esta obra nos transmite”. O reitor também ressaltou o compromisso assumido pela universidade em recuperar o seu patrimônio artístico, ao ampliar as possibilidades de acesso à cultura e à arte por parte da sociedade.

De acordo com Juan Amoretti, artista responsável pela restauração do Mural Auwe, a reinauguração da obra é um motivo de muito orgulho. O artista ressalta que Peciar, ao saber que teria sua obra restaurada, enviou várias fotografias de quando o painel foi inaugurado, na década de 1980, o que permitiu a condução das atividades. “Esse trabalho colocou à prova toda minha experiência como profissional e como professor da UFSM. Tenho muito orgulho de passar parte da minha vida aqui na instituição e de desenvolver este trabalho de restauração de um patrimônio que guarda muitos momentos da vida de Peciar”, finaliza Amoretti.

Além da restauração do Mural Auwe, outras obras de valorização do patrimônio cultural da UFSM estão sendo desenvolvidas. Em 2019, foi entregue a restauração do Mural Imembuí, de Eduardo Trevisan, localizado no Prédio da Reitoria. No último ano, ocorreu o restauro da escultura de São Miguel, atualmente localizada na entrada do Centro de Convenções, e os trabalhos para a organização do Acervo Artístico da instituição.

A UFSM também conta, desde fevereiro deste ano, com uma Política Institucional de Cultura, um importante instrumento de reconhecimento por parte da Universidade da Cultura como essencial, definindo estratégias de promoção, resgate e fomento à arte.

Fonte: Núcleo de Divulgação Institucional da PRE