Planetário da UFSM lança selo alusivo aos 50 anos e prepara programação especial

Selo marca o início da comemoração dos 50 anos, a serem completados em dezembro

Fundado em 14 de dezembro de 1971, o Planetário da UFSM foi o primeiro a ser inaugurado em uma cidade no interior do Brasil. Nas cinco décadas de funcionamento, milhares de pessoas já frequentaram suas paredes côncavas em busca de conhecimentos sobre os mistérios do universo, bem como assuntos relacionados à Astronomia e a outras ciências relacionadas. Desde 2020, as sessões vêm sendo ministradas de modo virtual devido à necessidade de distanciamento social.

Nesta quinta-feira (14) foi lançado um selo comemorativo que acompanhará toda a divulgação das atividades realizadas pelo Planetário. O selo foi desenvolvido pelo servidor técnico-administrativo Daniel Michelon de Carli, da Unidade de Comunicação Integrada da UFSM.

Ainda, para comemoração dos 50 anos de história, o Planetário está organizando diversos eventos, tanto acadêmicos quanto de interação com o público em geral, que ocorrerão em dezembro. Esses eventos serão realizados de modo virtual e contarão com a presença de nomes como Clezio Marcos De Nardin (diretor do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais – INPE), Alessandra Abe Pacini (cientista pesquisadora em Física Espacial no CIRES – NOAA e escritora), Raissa Estrela (pós-doutoranda no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa), Pedro Pallotta (do canal Space Orbit) e Alan Alves Brito (astrofísico, escritor e professor). Além disso, haverá sorteio de prêmios para os participantes da semana acadêmica.

As sessões do Planetário estão sendo realizadas pelo Google Meet, sendo destinadas, no momento, a escolas e coletivos. Os horários disponíveis são 10h e 15h. O agendamento pode ser feito pelo site.

Mais informações sobre a programação alusiva aos 50 anos do Planetário serão divulgadas no Instagram e no Facebook

Texto: Ana Júlia Della Méa Lotufo, doutoranda em Comunicação, bolsista da Divisão de Museus