Mês da Consciência Negra: confira a programação

Patronesse de 2021 será Giane Vargas, responsável pelo projeto de criação e revitalização do Museu 13 de Maio, primeiro dedicado à cultura afro-brasileira do RS.

A Universidade Federal de Santa Maria, integrada com o Observatório de Direitos Humanos e a prefeitura de Santa Maria, preparou uma agenda especial para o Mês da Consciência Negra. A programação, que inicia no dia 5 de novembro, conta com rodas de conversa, lives, apresentações e oficinas.

A Abertura do Mês da Consciência Negra esse ano irá ocorrer no dia 5 de novembro, no Centro de Convenções da UFSM, com transmissão ao vivo no canal do Youtube da Pró-Reitoria de Extensão. No evento será realizada uma homenagem a patronesse do mês da consciência negra deste ano, a professora Giane Vargas, docente da Universidade Federal do Pampa, responsável pelo projeto museológico de criação e revitalização do Museu Treze de Maio, o primeiro dedicado à cultura afro-brasileira do Rio Grande do Sul.

Além disso, o evento terá apresentações culturais, com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria e a divulgação do projeto “Declamando Oliveira”. O projeto foi realizado por meio de vídeos com convidados que são referência do movimento negro da cidade e da UFSM, gravados em locais de territorialidade negra em Santa Maria, onde declamaram algumas poesias de Oliveira Silveira.

Segundo Victor de Carli Lopes, coordenador do ODH, “Oliveira Silveira foi um dos poetas que protagonizou a escolha do dia 20 de novembro para ser o dia da Consciência Negra no nosso país, esse ano está fazendo 50 anos desde que foi iniciada essa luta”. O 20 de novembro é em alusão a morte do Zumbi dos palmares, em um contexto do Quilombo dos Palmares e com ações afirmativas, buscas de agência, uma maneira de integração negra, combate a escravidão e busca por liberdade.

O evento do dia 5/11 não será aberto ao público, mas será possível acompanhar e conferir a programação durante todo o mês pelo canal da pró-reitoria de Extensão no Youtube. Confira os cerca de 30 atividades que compõem a agenda do Mês da Consciência Negra de 2021.

Reportagem: Katiana Campeol, estagiária de Jornalismo na Agência de Notícias da UFSM
Edição: Davi Pereira
Fotografias: Stefany do Amaral e Joelison Freitas