Projeto Stat UFSM busca atrair jovens para a profissão de estatístico

Iniciativa do curso de Bacharelado em Estatística da UFSM usa as redes sociais para difundir conteúdos de ensino e extensão

O ano de 2020 foi crucial para a transformação digital, onde novos modelos de trabalho, gestão e divulgação surgiram, intensificando a utilização das redes sociais, o contato e o aprendizado. De acordo com o relatório da Digital In 2020, desenvolvido pela We Are Social, só no Brasil são 150,4 milhões de usuários na internet, possuindo 66% da população ativa em redes sociais.

Nesse sentido, uma das melhores estratégias para ser visto e lembrado por outros é utilizar as redes sociais para compartilhar notícias, atualizações recentes e também conteúdos educacionais, buscando entreter o público e alcançar novas pessoas. Ademais, ações presenciais destinadas à divulgação possuem grande relevância e complementam a comunicação das mídias digitais.

O projeto Stat UFSM: A Estatística ao Alcance de Todos foi desenvolvido a partir da necessidade de utilizar as plataformas digitais e ações presenciais de uma forma mais dinâmica, trazendo a oportunidade de compartilhar conhecimentos externos à sala de aula.

Assim, tem-se como objetivo principal divulgar a estatística, com conteúdos visuais e audiovisuais, de forma descomplicada, mostrando a importância desta graduação em relação às tecnologias do futuro e, principalmente, a multidisciplinaridade de aplicações em diferentes setores do mercado. O projeto de extensão Stat UFSM também é vinculado a um projeto de ensino da área, tendo em vista o dinamismo do seu público-alvo principal, que são adolescentes que estão na etapa de escolha de graduação e jovens da área que buscam qualificar seu entendimento acerca da estatística, de forma simples e acessível, através das mídias digitais.

Para isso, o conteúdo que está sendo elaborado diversifica-se em três ações extensionistas: 1) elaboração de ferramentas para divulgação científica com foco em técnicas de visualização de dados; 2) palestras presenciais transmitidas ao vivo e posteriormente disponibilizadas na internet; 3) videoaulas sobre conteúdos de estatística. Essas ações consistem na construção e divulgação de instrumentos para democratização de conhecimentos gerais através de ferramentas de visualização de dados. Entre estas, destaca-se a elaboração de dashboards (painéis de informações que reúnem recursos visuais com objetivo de apresentar indicadores e métricas de maneira centralizada), gráficos interativos e aplicativos em Shiny (pacote que disponibiliza recursos para criação de dashboards e desenvolvimento de aplicativos web em linguagem computacional R). E, para além, será elaborado um portfólio do curso de Estatística para divulgar as atividades e possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

Em consonância com a política extensionista da universidade, o Stat UFSM possui ações diretamente ligadas ao projeto de ensino denominado “Uso de redes sociais, conteúdo visual e audiovisual online como ferramenta de interação e interatividade no ensino na estatística”. As ações de ensino foram contempladas pelo Fundo de Incentivo ao Ensino (Fien) da UFSM e possuem a colaboração de cinco alunos bolsistas. Então, a partir da iniciativa deste projeto, os alunos bolsistas, em conjunto com a coordenadora e demais professores colaboradores, elaboraram a identidade visual para o Stat UFSM (a logomarca está reproduzida acima). A motivação principal para a criação foi deixar claro o segmento da estatística, representada nas cores e no ícone principal, vinculado ao estilo moderno e minimalista, possibilitando a maior aproximação e adesão do público-alvo principal: os jovens.

Após o desenvolvimento da identidade visual, as redes sociais do Stat UFSM estão ativas, com conteúdos semanais referentes à área da estatística, participações de discentes em eventos e muitas oportunidades para ingressar no mercado de trabalho. Assim, busca-se proporcionar a interação e troca de conhecimento entre alunos e docentes de escolas e universidades, profissionais no mercado de trabalho e demais setores da sociedade, ampliando, ainda mais, o conhecimento acerca da estatística e também a divulgação do projeto, visando ao alcance do público-alvo principal.

A coordenadora do programa de extensão é a professora Renata Rojas Guerra, enquanto que a professora Laís Helen Loose é a coordenadora do projeto de ensino e supervisora dos alunos bolsistas que atuam em ambos os projetos, os quais têm como colaboradores os professores Fábio Mariano Bayer, Fernando Peña-Ramírez, Fernando de Jesus Moreira Júnior e Thiago Nascimento de Andrade.

Para quem tem interesse em saber mais sobre a estatística, é possível seguir as redes sociais do Stat UFSM (Instagram e Facebook). E, para conhecer melhor sobre as possibilidades de atuação no mercado de trabalho do estatístico, está disponível o vídeo abaixo:

Texto: equipe do projeto Stat UFSM