Divulgada a programação da 36ª Jornada Acadêmica Integrada em novembro

Inscrições para ouvintes estão abertas até 24/11. Serão mais de 4 mil trabalhos este ano, em mais uma edição realizada no formato online.

De 22 a 26 de novembro, a UFSM realizará a 36ª edição da Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. O objetivo do evento é estimular a iniciação dos alunos de graduação e de pós-graduação no meio acadêmico, promovendo trocas de experiências, divulgação de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, assegurando o reconhecimento institucional destas ações.

Segundo o professor Paulo Piquini, coordenador de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFSM, foram 4.084 trabalhos inscritos na atual edição, cerca de 200 trabalhos a mais que na edição passada, que também foi online. Porém, haverão algumas mudanças nas avaliações dos trabalhos em 2021. Anteriormente era utilizado um aplicativo web, que rodava em um servidor próprio, mas nesta edição a avaliação será feita dentro do sistema eletrônico da própria UFSM. Assim o avaliador acessa sua área e faz a avaliação diretamente no sistema.

Durante toda semana, em paralelo ao evento, também irão ocorrer eventos satélite, com palestras, oficinas, workshops das diversas áreas do conhecimento.

Todas as palestras da JAI, as plenárias às 9 horas e as temáticas, à tarde, serão transmitidas pelo Youtube e abertas para o público em geral. Os links das transmissões estarão disponíveis na página do evento a partir da semana que vem. Para quem deseja participar das apresentações como ouvinte, as inscrições já estão abertas e seguirão até o dia 24 de novembro.

14º SALÃO DE EXTENSÃO

A programação do evento conta com diversas atividades, entre oficinas e mesas, que ocorrerão ao longo da semana do dia 22 a 26, pelas plataformas Youtube e Google Meet. Neste ano, o Salão de Extensão recebeu 661 trabalhos, dos quais 35 são externos à UFSM, nas diferentes áreas temáticas da extensão. Ao todo, serão 83 salas online de apresentação de trabalhos.

Algumas das atividades:

Mesa de abertura do Salão de Extensão

Tema: O centenário de Paulo Freire e a sua contribuição para a Extensão Universitária

Quando: 22/11 19h, no Youtube da PRE

Com convidados confirmados até o momento:

Cheron Zanini Moretti – Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC

Lisete Regina Gomes Arelaro – é Pedagoga e Doutora em Educação, atualmente é Professora Titular Sênior da Faculdade de Educação da USP, e pesquisadora na área de Política Educacional, Planejamento e Avaliação Educacional, Financiamento da Educação Básica e Educação Popular.

Cerimônia de homenagem aos destaques extensionistas de 2021

Quando: 23/11 – 19h, no Youtube da PRE

Extensionistas homenageados

Destaque comunidade:  Irmã Lourdes Dill