Documentário “Perto das Estrelas”, produzido pela TV Campus, marca os 50 anos do Planetário da UFSM

Lançamento é às 20h no canal 15 da NET Santa Maria e no canal da TV Campus no YouTube

Nesta terça-feira (14), dia em que o Planetário da UFSM completa 50 anos, a TV Campus lança o documentário “Perto das Estrelas” em comemoração à data. A produção evidencia como o local conecta a Universidade ao público, principalmente infantil, pela divulgação de temas que envolvem a compreensão do universo.

O lançamento é às 20h no canal 15 da NET Santa Maria e no canal da TV Campus no YouTube. Assista a uma prévia no vídeo:

A narrativa traz aspectos da criação e equipagem do Planetário, da experiência de imersão promovida por uma visita e da importância do ensino da astronomia para orientar as pessoas no mundo. Além disso, explica o funcionamento das atividades no local e apresenta as adaptações necessárias durante a pandemia para que o Planetário seguisse atendendo ao público e realizando a divulgação científica.

Fundado em 14 de dezembro de 1971, o Planetário da Universidade Federal de Santa Maria foi o primeiro do Rio Grande do Sul e também o primeiro em uma cidade do interior do Brasil. Ao longo dos anos, tornou-se um dos cartões-postais não apenas da UFSM como de Santa Maria. O lançamento do documentário faz parte da programação que celebra os 50 anos do local, que ocorre entre 13 e 18 de dezembro.

Ficha técnica do documentário:

Direção – Débora Flores Dalla Pozza e Pedro Amaral

Roteiro  – Rafael Salles

Fotografia – Pedro Amaral e Gabriel Machado Soares

Produção – Débora Flores Dalla Pozza

Som direto, mixagem e desenho de som – Martim Mayora Ronsini

Montagem – Pedro Amaral e Rafael Salles

Direção de Arte – Valentina Ortiz

Apoio de Produção – Caroline de Souza Silva

Finalização – Pedro Amaral

Imagens aéreas – Marcos Marin

Agradecimentos – Equipe do Planetário da UFSM, Departamento de Arquivo Geral da UFSM, INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Azzo Estúdio Criativo