Projeto da UFSM lança escolinha de futsal gratuita para crianças e adolescentes de Santa Maria

Inscrições podem ser realizadas até 26 de janeiro no CDM, local onde as aulas serão ofertadas

Vinculado ao Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), o projeto de extensão UFSM Futsal, que já oferecia aulas de futsal para adultos, agora passa a atender, de forma gratuita, crianças e adolescentes, tanto meninas quanto meninos, na faixa etária dos 7 aos 15 anos, no Centro Desportivo Municipal (CDM). Promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a Escolinha de Futsal está com inscrições abertas até o dia 26 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na sala da coordenação do CDM.

As aulas serão ministradas por acadêmicos do curso de Educação Física da UFSM, sob a coordenação do professor Gabriel Pranke, que também é o coordenador do UFSM Futsal. O projeto fornecerá o material para a escolinha, enquanto que a Prefeitura de Santa Maria cederá o espaço físico do CDM.

Para o professor Gabriel, o propósito do projeto é iniciar um movimento de escolinhas de futsal na cidade, incentivando o ensino do esporte para crianças do município. “Atendendo crianças de todas as classes sociais, nós queremos contribuir para a mudança de realidade delas. Afinal, o projeto também objetiva a formação de cidadãos, não somente por meio do ensino de uma modalidade esportiva, mas trabalhando aspectos psicológicos e outros fatores que contribuirão para a formação dessas crianças e adolescentes”, explica.

As aulas, que começam no dia 1º de fevereiro, serão ofertadas nas terças e sextas-feiras para todas as turmas, cujos horários podem ser conferidos abaixo:

Sub 9: de 7 a 9 anos (nascidos em 2013, 2014 e 2015), para meninos e meninas, das 10h às 11h;

Sub 11: 10 e 11 anos (nascidos em 2011 e 2012), para meninos e meninas, das 11h às 12h;

Sub 13: 12 e 13 anos (nascidos em 2009 e 2010), somente para meninos, das 16h às 17h;

Sub 15: 14 e 15 anos (nascidos em 2007 e 2008), somente para meninos, das 17h às 18h.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (55) 3921-7283, (55) 3921-7140 e (55) 99620-9130 (via Whatsapp).

Com informações do Núcleo de Divulgação Institucional da Pró-Reitoria de Extensão