Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Nota sobre a indisponibilidade dos portais institucionais nos últimos dias



Desde a última sexta-feira (21), o Centro de Processamento de Dados (CPD) da UFSM tem realizado manutenções corretivas na rede elétrica. Por este motivo, todos os serviços, como portais institucionais, SIE, Internet, Moodle, entre outros, ficaram indisponíveis.

Segundo informa o CPD, no dia 2 de janeiro houve falha em um dos nobreaks. Neste período, todos os equipamentos do Data center passaram a não ter proteção contra queda de energia. Somente 30 % dos equipamentos do data center possuem uma segunda fonte de energia, ligados ao nobreak de 110V. O conserto foi providenciado, através de dispensa de licitação. Até a manutenção ser realizada, 70% do data center está sem proteção contra queda de energia.

Ainda de acordo com o setor, após agendamento com a empresa terceirizada, o serviço foi programado para a execução. Porém, no dia 21/01/2022 ocorreu outra queda de energia, ocasionando a indisponibilidade dos serviços, com uma queima em uma das controladoras do storage e um dos switchs Fibre Channel, ambos localizados no Datacenter.

Após a última queda, os serviços ficaram disponíveis até o dia 24/01/2022, às 13h, data para a manutenção programada. Porém, após a execução do serviço pela empresa terceirizada, ocorreu outro problema no nobreak. Outra manutenção para efetuar a troca dos componentes danificados será realizada nesta terça (25), a partir das 13h.

Além disso, na última segunda-feira ocorreu outra queda de energia em torno de 20h, causando a indisponibilidade dos serviços. Os serviços foram restabelecidos na manhã desta terça, até o horário da próxima manutenção, programada para hoje à tarde às 13h.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-57669

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes