Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM estará presente em 40 cidades do Rio Grande do Sul através da Educação à Distância

Serão até 2160 vagas em cursos de graduação e especialização nos polos EaD da Universidade Aberta do Brasil



A partir de um processo de discussões interinstitucionais, foram realizadas as articulações da 1ª fase do Edital Nº 09/2022 da CAPES para ofertas de cursos no programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em 2022. As reuniões envolveram diferentes instituições de ensino, como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense (IFSul) e também 64 polos, abrangendo municípios de todas as regiões do estado.

A CAPES fomentará mais de 155 mil novas vagas em cursos de graduação e especialização lato sensu das instituições públicas de ensino superior integrantes do Programa
Universidade Aberta do Brasil (UAB) para abertura de turmas nos municípios mantenedores dos Polos EaD UAB a partir de julho de 2022 até julho de 2025. 

Na UFSM, a articulação de ofertas e cursos foi coordenada pelas professoras Vanessa Ribas Fialho e Susana Cristina dos Reis, coordenadoras da UAB na instituição. Todo o processo contou com o acompanhamento da Professora Liziany Muller, Diretora da CTE e do Professor Jerônimo Tybusch, Pró-reitor de Graduação da UFSM. Para a Professora Vanessa Ribas Fialho, Coordenadora-Geral da UAB na UFSM, “um dos maiores objetivos do Sistema UAB é contribuir com a Política Nacional de Formação de Professores e, em função disso, grande parte dos cursos ofertados se dedicam  à formação inicial e continuada de professores da educação básica.”

De acordo com Vanessa, para que esse objetivo seja concretizado, as instituições participantes do sistema se comprometem em ampliar e interiorizar a oferta de cursos, por meio da modalidade de educação a distância. “A interiorização se torna importante em um território como o do nosso país, quando tenta reduzir as desigualdades de acesso ao ensino superior, com a ajuda de polos de apoio presencial. A UFSM entende essa necessidade e, por isso, se esforça para estar presente no máximo de polos”, salienta a professora. 

 Nesta fase 1 do edital, a UFSM terá até 2160 vagas, sendo que 30% delas são vagas de especialização (648 vagas) e 70% para graduação (1512 vagas). A proposta apresentada pela UAB/UFSM atende 40 polos com a oferta de 10 diferentes cursos de graduação e 4 especializações.

A divulgação do resultado preliminar da fase 1 está prevista para o dia 23 de março. Os cursos e polos aprovados pela CAPES terão ofertas em 2022/2, 2023 e 2024. Neste momento já acontecem as tratativas para responder a fase 2 do Edital 09/2022 UAB/CAPES. Cursos d

Confira a lista de polos e cursos contemplados na solicitação da UFSM:

Graduações (10)

Ciências da religião
Educação do Campo
Educação Especial
Física
Geografia
Letras Espanhol
Letras Português
Licenciatura em Computação
Pedagogia
PEG – Formação de Professores para Educação profissional

Especializações (4)

Educação Ambiental
Gestão Educacional
Ensino de Filosofia no Ensino Médio
TIC – Aplicada à Educação

Polos (40)

Agudo
Bagé
Balneário Pinhal
Cacequi
Cachoeira do Sul
Camargo
Candelária
Canguçu
Constantina
Cruz Alta
Encantado
Esteio
Herval
Hulha Negra
Itaqui
Jacuizinho
Novo Hamburgo
Palmeira das Missões
Panambi
Quaraí
Rio Grande
Rosário do Sul
Santa Maria
Santana do Livramento
Santo Antônio da Patrulha
São Francisco de Paula
São Gabriel
São João do Polêsine
São Sepé
Sapiranga
Sapucaia do Sul
Sarandi
Seberi
Serafina Corrêa
Sobradinho
Três de Maio
Tio Hugo
Três Passos
Vila Flores

Informações: Equipe de Comunicação da Coordenadoria de Tecnologia Educacional (CTE/PROGRAD)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-57988

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes