UFSM e Universidade de Melbourne estreitam parcerias

O objetivo do acordo é o desenvolvimento de projetos em conjunto

Na manhã do dia 30, os professores Cezar Bizzi, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSM e Érico Flores, coordenador do Centro de Estudos em Petróleo da UFSM, visitaram laboratórios de pesquisa e áreas de inovação na Universidade de Melbourne (UNIMELB). Além de reafirmar as parcerias estabelecidas entre as duas instituições, na ocasião foi entregue uma cópia do Acordo de Cooperação firmado entre as universidades, em novembro de 2021.

Professores Adrian Little, Michael Wesly, Érico Flores e Muthupandian Ashokkumar.

A UNIMELB é a principal universidade da Austrália, com aproximadamente 60 mil estudantes e o objetivo do acordo é possibilitar o desenvolvimento de ações e projetos em conjunto. A vigência da parceria é até novembro de 2026 e, até lá, pode ser utilizado por qualquer membro da comunidade acadêmica da UFSM.

Cezar Bizzi, que também coordena o plano de trabalho do acordo, exemplifica a importância da parceria em sua área de atuação: “Considerando que a área de Química da UNIMELB é muito qualificada, essa interação irá ajudar e motivar os pesquisadores do PPGQ a trabalharem em conjunto com grupos de pesquisa da UNIMELB”.

Professores Muthupandian Ashokkumar e Cezar Bizzi

Na Universidade de Melbourne, os professores Cezar e Érico foram recebidos pelos professores Michael Wesly (Deputy Vice Chancellor International, equivalente ao cargo de pró-reitor), Adrian Little (Pro Vice Chancellor International) e Muthupandian Ashokkumar (Assistant Deputy Vice-Chancellor International), sendo depois recebidos na Chancelaria Internacional da UNIMELB (equivalente a uma Pró-Reitoria de Internacionalização). Como resultado da visita, ficou acertada a vinda, no início do segundo semestre de 2022, de pesquisadores da UNIMELB para conhecer a UFSM e prospectar novas parcerias.

Com informações de Érico Flores