Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

SAI realiza encontro virtual de acolhimento para estudantes estrangeiros

Sessão reuniu estudantes estrangeiros, coordenadores de cursos e membros da SAI, que discutiram perspectivas de acolhimento para o 1º semestre letivo de 2022



Na manhã desta segunda-feira (4), a Secretaria de Apoio Internacional (SAI) realizou um encontro virtual para acolher e integrar os alunos estrangeiros que vão estudar na UFSM durante o primeiro semestre de 2022. A ação é organizada e coordenada pelo Núcleo de Acolhimento da secretaria, que geralmente realiza atividades de forma presencial, apresentando aos estudantes estrangeiros a cultura brasileira e gaúcha. Nos links a seguir, contam imagens das semanas de acolhimento de 2018 e 2019.

Da esq. para a dir.: o servidor Leonardo Nunes, a tradutora Amy Graham Lee, a estudante Virginie Sellier, o estudante Constantino Milagre Machado, a servidora Gracielli Mainardi, o secretário Paulo Bayard, a estudante Nadia Soledad e o secretário adjunto Júlio César Rodriguez

A reunião foi mediada pelo servidor Leonardo Amaral Nunes, responsável pelo Núcleo de Acolhimento, que iniciou dando as boas-vindas a todos os novos estudantes estrangeiros da UFSM. Em sua manifestação, explicou que a reunião era um ponto de partida para a estada destes estudantes dentro do ambiente acadêmico da instituição, colocando a SAI como ponto de convergência para orientações e solução de quaisquer problemas que possam aparecer ao longo do semestre. Ele também destacou dois documentos essenciais para a estada dos estudantes ao longo do semestre: o Guia do Estudante Internacional, desenvolvido pela própria SAI, com informações específicas para alunos estrangeiros, e o Manual de Sobrevivência para Estudantes da UFSM, organizado pela Unidade de Comunicação Integrada e o projeto UMA – Universidade Meio Ambiente, voltado para toda a comunidade acadêmica.

A seguir, cada membro presente na reunião teve seu momento de apresentação, começando pelo professor Paulo Bayard Dias Gonçalves, secretário de Apoio Internacional da UFSM. Ele saudou todos os presentes, principalmente as coordenações de curso e a equipe da SAI, que auxiliaram nas mobilidades. Ele aproveitou para dar as boas-vindas e agradecer aos estudantes pela escolha do Brasil e da UFSM para sua mobilidade, citando essa oportunidade como uma forma de compartilhar culturas e de crescimento mútuo, tanto para o aluno quanto para a instituição. Também sugeriu as possibilidades de vivências dentro e fora do campus, recomendando visitas à Quarta Colônia de Imigração Italiana, à região das Missões e a Gramado e Canela, para maior imersão na rica cultura gaúcha.

Em seguida, a servidora Gracielli Mainardi, responsável pelo Núcleo de Programas Multilaterais e Estágios, saudou os novos estudantes, explicando como o seu trabalho é voltado a construir uma ponte entre os programas de mobilidade e os alunos, incluindo o seu acolhimento e bem-estar dentro da instituição. Ela destacou que as mobilidades que estão se iniciando neste semestre são resultado de um processo que começou ainda no início de 2021, quando os cursos de graduação e pós-graduação foram convidados a disponibilizar vagas através de diversos programas coordenados pela SAI. Finalizando, ela declarou estar muito feliz com a chegada de novos estudantes estrangeiros na UFSM e relembra que a SAI está continuamente disponível para auxiliá-los em qualquer necessidade.

Continuando o encontro, o professor Tiago Zardin Patias, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios do Campus da UFSM em Palmeira das Missões, apresentou o estudante Constantino Milagre Machado, natural de Moçambique, que ingressou na universidade através do Proafri – Programa de Formação de Professores de Educação Superior de Países Africanos. Constantino agradeceu a oportunidade de estar presente na UFSM, declarando que espera adquirir novos conhecimentos e desenvolver suas habilidades acadêmicas. A seguir, também falou o professor Marcos Daniel de Freitas Awruch, coordenador do curso de Engenharia Aeroespacial, que vai receber o estudante André Linares, natural da Guatemala e aluno ligado ao PEC-G – Programa Estudante Convênio de Graduação. Ele se declara ansioso pela chegada do aluno, que já se encontra em solos brasileiros e no momento está em trânsito até Santa Maria.

Os próximos a se apresentarem foram Adelicio Lucas Alberto e Nadia Soledad. O primeiro é natural de Moçambique e estudante da pós-graduação em Química. Declarou que está animado para o início das aulas e que pretende aprender muito dentro da UFSM, aperfeiçoando principalmente sua pesquisa, visando a melhorar seu trabalho em seu país natal. Já Nadia é natural do Chile, sendo estudante de Pós-Graduação em Engenharia Civil e membro do Programa de Construção Civil e Preservação Ambiental.

A seguir, Leonardo Nunes introduziu a programação do Curso Intensivo de Língua Portuguesa, ministrado pelo Laboratório Entrelínguas da UFSM, coordenado pela professora Eliana Sturza. A ação inicia-se nesta terça-feira (5), acontecendo de forma virtual. O curso é uma forma de dar apoio aos estudantes, não apenas no conhecimento inicial da língua portuguesa, mas também para nivelá-los, permitindo um aperfeiçoamento individual que complementa a estada no Brasil, atendendo as necessidades de cada um. Representando o laboratório, a bolsista Chaiane Vieira falou de forma breve sobre a programação do curso, que seguirá ocorrendo e acompanhando os estudantes até o fim do semestre.

Próximo ao encerramento da reunião, a tradutora da SAI, Amy Graham Lee, fez uma breve apresentação em inglês do setor, voltada especificamente para a aluna Virginie Sellier, que ainda não domina a língua portuguesa. Virginie é natural da França e estudante da Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Finalizando a reunião, o professor Júlio César Rodriguez, secretário adjunto de Apoio Internacional da UFSM, deu boas-vindas a todos os alunos, agradecendo a escolha da UFSM para mobilidade e reiterando que a SAI segue à disposição para qualquer necessidade.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo e bolsista da SAI

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-58138

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes