Calourada 2022: recepção aos novos estudantes acontece em espaço aberto

Orientada pelo protocolo de distanciamento social contra a Covid-19, UFSM realiza a recepção dos calouros no hall do Restaurante Universitário

A Universidade Federal de Santa Maria inicia na próxima segunda-feira (11) o primeiro semestre letivo de 2022. Com o retorno presencial às atividades acadêmicas, a programação da recepção da calourada ocorrerá em espaço aberto, respeitando o protocolo de distanciamento social determinado pelo Centro de Operações em Saúde para a Educação -Covid 19 (COE-E UFSM).

A recepção Institucional, organizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e Gabinete do Reitor, acontecerá no dia 11 de abril, às 16h30, com a presença do reitor, Luciano Schuch, da Vice-Reitora, Martha Adaime, representantes do Diretório Central dos Estudantes, além de apresentação musical ao ar livre. No local também será feito o lançamento e distribuição da 12ª edição da Revista Arco. Em caso de chuva, o evento será adiado. A programação  completa está disponível no site da UFSM.

Durante a semana da Calourada, as unidades de ensino terão sua própria organização. A programação completa de cada unidade você também confere no site da UFSM. Para os calouros, a PRAE disponibilizou uma série de informes e tutoriais, além da programação da semana, como um tour nos campi, como fazer a confirmação de vaga, acesso ao calendário acadêmico e a apresentação da assistência estudantil.

Manual de Sobrevivência

Com o objetivo de facilitar a chegada dos calouros e a permanência dos veteranos, a UFSM desenvolveu um Manual de Sobrevivência para Estudantes. Ali estão mapas, telefones úteis, informações relevantes e o passo a passo para a realização das carteirinhas necessárias ao dia a dia estudantil, nos seus variados campi.

Além disso, a Secretária de Apoio Internacional (SAI-UFSM), divulgou o Guia do Estudante Internacional, na sua versão em português, que tem como objetivo ambientalizar o universitário intercambista e facilitar sua permanência como aluno na Instituição.  Nele é possível encontrar contatos úteis, documentação necessária, dicas de transporte urbano, moradia em Santa Maria, informações sobre o Restaurante Universitário, plugues, tomadas e voltagens da cidade, entre outros.

Texto: Karla Giovana Essy, acadêmica de Jornalismo
Edição: Mariana Henriques, jornalista