Pesquisadores da UFSM visitam Universidade de Turim e recebem convite para ministrar palestra em evento internacional

Contatos consolidam parceria entre a UFSM e universidades da Itália na área de inovação e pesquisa

Professores Giancarlo Cravotto e Cezar A. Bizzi
Professores Giancarlo Cravotto e Érico Flores

Os professores do Departamento de Química e do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSM, Cezar Augusto Bizzi e Érico Marlon de Moraes Flores, visitaram a Universidade de Turim, Itália, nos dias 08 e 09 de abril de 2022. No encontro, foram recebidos pelo professor Giancarlo Cravotto, um dos mais importantes pesquisadores italianos de renome internacional.

Durante a visita, os pesquisadores da UFSM conheceram as instalações e laboratórios do Departamento de Ciência e Tecnologia de Fármacos da Universidade de Turim e discutiram possíveis trabalhos de pesquisa voltados para a inovação, envolvendo o uso de tecnologias de micro-ondas e de ultrassom, uma das especialidades do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) e do Centro de Estudos em Petróleo (CEPETRO) da UFSM.

Nessa oportunidade, o professor Érico foi convidado para ministrar uma palestra na área de inovação no 1st International Electronic Conference on Process, que acontece de 17 a 31 de maio. Érico é o único palestrante brasileiro e apresentará os resultados da pesquisa realizada na UFSM, na área de tecnologias alternativas para processos químicos, durante a sessão Cutting Edge of Processes Innovation, no dia 24 de maio. O evento contará com pesquisadores de diversos países, incluindo a Alemanha, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, entre outros, e será uma importante oportunidade de divulgar os trabalhos realizados no LAQIA e CEPETRO.

A Universidade de Turim é uma das mais conceituadas da Europa e, na avaliação do professor Cezar “o contato com grupos de pesquisa fortes e de nível internacional certamente trarão benefícios para o desenvolvimento científico e de inovação na UFSM, pois isso se traduz em novas parcerias e propostas de trabalho”.

Essa visita fez parte da missão dos dois pesquisadores do Departamento de Química na Itália, que foi o terceiro país visitado por meio do programa CAPES PrInt, precedida pela visita a universidades e centros de pesquisa da Austrália e da Índia.

Com informações e fotos de Érico Flores