Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM ganha novo espaço colaborativo em evento marcado por homenagem à professora Nilza Zampieri

Espaço Coworking foi inaugurado na Incubadora Tecnológica de Santa Maria



Foto colorida horizontal mostra três pessoas, duas delas estão frente a frente, braços estendidos e mãos dadas, conversando e sorrindo, enquanto a terceira, de frente, acompanha a conversa, sorrindo
Nilza Zampieri, Luciano Schuch e Rodrigo Decimo acompanharam a solenidade

A inauguração do Espaço Coworking localizado na Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM), na entrada do Campus Sede da UFSM, ocorreu na tarde de quarta-feira (18). O evento contou com a presença do reitor, Luciano Schuch, da fundadora da ITSM, Nilza Zampieri, e do vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo.

A reforma do Espaço Coworking aconteceu para implementar melhorias na infraestrutura interna e aprimoramentos tecnológicos do espaço. Com isso, os incubados poderão aproveitar um ambiente mais aconchegante, integrado e moderno. Segundo o reitor, o Espaço Coworking é mais um passo da inovação e empreendedorismo dentro da Universidade. Ele ressaltou a importância do empreendedorismo nas salas de aula, nas startups incubadas e no pensamento de toda a comunidade acadêmica. 

A inauguração do Espaço Coworking também marcou a homenagem à professora Nilza Zampieri. Nilza é uma figura importante na área de empreendedorismo da região central do Rio Grande do Sul, idealizadora do projeto da ITSM, primeira incubadora da região central e uma das primeiras do estado. Ela é professora pela UFSM há mais de 40 anos, além de passar por diversos outros cargos administrativos na Universidade. “É uma alegria ver tantos alunos com suas empresas alcançarem seus objetivos e sucesso em suas carreiras. Eu fico muito feliz”, disse Nilza. 

A professora reforçou a mudança de cultura na cidade de Santa Maria e na própria UFSM no sentido empreendedor. Todo esse processo realizado desde a criação da ITSM fomentou um cenário de empreendedorismo dentro da Universidade que se expandiu para Santa Maria. A homenageada do dia se comoveu ao relembrar de todo o processo que a área de empreendedorismo passou na UFSM até o nível em que se encontra atualmente. “Diziam que isso que fazemos hoje era vender a Universidade, não se enxergava que era transformar nossos alunos em empreendedores e empresários. Apenas se enxergava funcionários públicos”, destacou Nilza.

O vice-prefeito, Rodrigo Decimo, prestou seu apoio às diretrizes tomadas pela Agittec e ressaltou que sua atuação é importante não só para a Universidade, mas para toda a comunidade santa-mariense.

O ex-diretor da Agittec, Hélio Hey, homenageou a professora Nilza pelo seu papel na Universidade. Dois cases de sucesso da agência, a Getcommerce e a Zeit Portabilidade, também deixaram seus depoimentos sobre a importância de empreender enquanto estudantes. 

O novo Espaço Coworking poderá ser utilizado por alunos, professores, empresas incubadas, servidores e toda comunidade acadêmica. Será um espaço colaborativo, que poderá ser palco de palestras, reuniões e qualquer outra finalidade acadêmica. Para fazer uso do espaço, basta marcar horário no site.

Com informações de Luka de Andrade Santos, bolsista de Comunicação da Agittec
Foto: Rafael Favero/Gabinete do Vice-Prefeito

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-58617

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes