UFSM passará a oferecer o Programa Segundo Tempo, voltado à prática de atividades físicas

Sete modalidades esportivas serão ofertadas a discentes de qualquer nível da UFSM; também serão oferecidas atividades paradesportivas à comunidade

Foto colorida horizontal mostra a fachada do ginásio, com tijolos aparentes, e na frente um gramado com árvores em um dia de sol
Um dos ginásios do CEFD onde serão realizadas as atividades

Fundamental para a manutenção da saúde física e mental e para o combate de doenças crônicas, a prática de atividades físicas é um direito de todo cidadão, independente de condições socioeconômicas.

Dessa forma, nesta terça-feira (24), às 7h, serão abertas as inscrições para o Programa Segundo Tempo (PST), oferecido pelo Centro de Educação Física e Desporto (CEFD) da UFSM, que tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento integral de alunos dos níveis médio, superior e de pós-graduação da Instituição a partir da oferta de vagas em cinco modalidades desportivas e duas paradesportivas – estas últimas também abertas à comunidade.

O PST é um programa realizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania e com o apoio da Secretaria Especial do Esporte, que tem como missão democratizar o acesso à prática e à cultura das práticas esportivas. Uma das precursoras em oferecer esse tipo de atividade, a UFSM foi primeiramente contemplada com o projeto, em 2020. Todavia, devido à pandemia do coronavírus, a execução do programa governamental começou apenas em 2022.

O programa será disponibilizado pela Instituição, gratuitamente, em dois núcleos: o PST-Universitário e o PST-Paradesporto.

No núcleo Universitário, alunos de quaisquer cursos e níveis de ensino podem se inscrever nas turmas das seguintes modalidades: voleibol misto, treinamento funcional (três turmas), ritmo/ginástica (duas turmas), yoga e hidroginástica.

Horários de cada modalidade do núcleo Universitário:

Voleibol misto: terça e sexta-feira, das 18h às 19h30

Treinamento funcional – turma 1: segunda, quarta e sexta-feira, das 17h30 às 18h30

Treinamento funcional – turma 2: segunda, quarta e sexta-feira, das 18h30 às 19h30

Treinamento funcional – turma 3: segunda, quarta e sexta-feira, das 19h30 às 20h30

Ritmo/ginástica – turma 1: terça e quinta-feira, das 17h30 às 18h30

Ritmo/ginástica – turma 2: terça e quinta-feira, das 18h30 às 19h30

Yoga: segunda e quarta-feira, das 11h30 às 13h

Hidroginástica: terça e quinta-feira, das 11h30 às 13h

Já no núcleo Paradesporto, por meio de turmas de basquete em cadeiras de rodas e goalball, o objetivo é incentivar a prática de esportes às pessoas com deficiência e a inclusão social desses indivíduos.

Horários de cada modalidade do núcleo Paradesporto:

Basquete em cadeiras de rodas: quarta-feira, das 17h30 às 19h30, e sexta-feira, das 16h30 às 19h30

Goalball: segunda-feira, das 17h30 às 19h30, e sexta-feira, das 13h30 às 16h30

As atividades dos dois núcleos do programa acontecerão nos ginásios, na piscina e em demais salas do CEFD, no Campus Sede da UFSM. O PST-Paradesporto, contudo, também será ofertado em duas instituições de Santa Maria: a Associação Colibri e a Escola Antônio Francisco de Lisbôa, sendo aberto à comunidade.

Caso um aluno tenha interesse em mais de uma modalidade, ele poderá se inscrever em uma segunda opção. Entretanto, ficará na lista de espera e só será chamado caso a turma do esporte em questão não fique completa.

Para a coordenadora do projeto, Luciana Palma, a oportunidade de inclusão social por meio da prática esportiva é um fator essencial na realização do Programa Segundo Tempo. Contudo, a relevância de trabalhar o corpo humano e potencializar as competências motoras não ficam em segundo plano.

“A importância do programa é traduzida na questão da inclusão social através do esporte. Não só do esporte, mas da opção também de vir e praticar uma atividade física, esportiva, recreativa e de lazer. Quando nós começamos a oferecer esse tipo de atividade aqui na Universidade, há 20 anos atrás e ainda com outros professores, a preocupação sempre foi oferecer um pouquinho mais de qualidade de vida. Da mesma forma, a gente trabalha as questões das habilidades, das capacidades físicas, que possa repercutir também nas atividades de vida diária deles”, contou a professora.

As inscrições são gratuitas e, para fazê-las, basta estar matriculado na UFSM – não há restrições de idade -, e estar atento ao Portal do Aluno, na terça-feira (24), a partir das 7h. Vale destacar que, embora as primeiras práticas estejam previstas para iniciar já no dia 30 de maio, as inscrições continuarão abertas até o final de julho de 2022.

Texto e foto: Pedro Pereira, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti