UFSM e TJRS firmam convênio para implementar o Escritório de Práticas Periciais

As perícias serão realizadas por alunos de Ciências Econômicas do Campus de Palmeira das Missões, sob a supervisão de professores

Da esq. para a dir.: professora Elaine Ferreira, professor Carlos Gilbert Conte Filho, professor Cézar Augusto Pereira dos Santos, professor Claudio José Silva Leão, assistente em administração Thaís Camponogara Aires da Silva, professor Gabriel Nunes de Oliveira, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, juiz Gustavo Bruschi, professor Nilson Luiz Costa, professor Vinícius Spirandelli Carvalho e professor Andrei Giovani Maia.

A UFSM e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) firmaram acordo de cooperação técnica com o objetivo de instalar e manter, no Campus da UFSM em Palmeira das Missões, o Escritório ee Práticas Periciais, que vai atuar na área de perícia econômico-financeira. Para celebrar a parceria, nesta quarta-feira (8) a direção do campus e o Departamento de Ciências Econômicas receberam o juiz Gustavo Bruschi, da 1ª Vara da Comarca de Palmeira das Missões, para uma reunião de trabalho.

Com duração prevista de dois anos (renovável caso haja interesse das partes), o convênio entre a UFSM e o TJRS prevê a atuação da Justiça como agente parceiro da universidade para, nos casos e quando julgar pertinente, nomear o Escritório de Práticas Periciais para a realização de perícias judiciais econômico-financeiras. As perícias serão realizadas por alunos do curso de Ciências Econômicas, sob a supervisão dos professores. O início das atividades está previsto para julho.

O diretor do campus, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, agradeceu a confiança e reforçou a disponibilidade da UFSM em contribuir com o Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul. Por sua vez, o juiz Gustavo Bruschi ressaltou a importância da parceria para a viabilização de perícias judiciais, em especial nas causas que envolvem aspectos econômicos.

Para o professor Nilson Luiz Costa, chefe do departamento e coordenador do projeto, esta iniciativa é inovadora no âmbito dos cursos de graduação em Ciências Econômicas e representa uma oportunidade para a formação de profissionais capazes de atender às demandas da sociedade, principalmente as vinculadas à área pericial de competência do economista.

O Escritório de Práticas Periciais funcionará na sala 15 do bloco dos cursos de Ciências Econômicas e Administração do Campus de Palmeira das Missões. Será constituído pela equipe de docentes do Departamento de Ciências Econômicas, por uma servidora técnico-administrativa em educação e por estudantes de Ciências Econômicas, que serão selecionados para o projeto por meio de edital.