Colóquio e exposição celebram os 100 anos de José Saramago na UFSM

Colóquio Internacional "José Saramago 100 anos: O Inventor de Bússolas" ocorre nesta segunda (20) na Universidade

O Colóquio Internacional “José Saramago 100 anos: O Inventor de Bússolas” ocorre desta segunda (20) até sexta-feira (24) na UFSM e em mais duas universidades do Rio Grande do Sul, Furg e PUCRS. O evento, promovido pelos programas de pós-graduação das três universidades, é presencial e gratuito, e tem o apoio da Fundação José Saramago, da Capes e da Fapergs.

A programação em Santa Maria concentra-se nesta segunda (20), na sala 1203 do prédio 40, com a conferência da professora da UFRGS Regina Zilberman, além de mesas plenárias e comunicações de interessados no estudo da obra de José Saramago (ver programação abaixo).

Além disso, a programação do evento conta com a performance “Abestança” e a exposição “Voltar aos passos que foram dados”. Com a curadoria da professora Gisela Biancalana e apoio do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArt) da UFSM, “Abestanças” evoca uma leitura contemporânea de alguns textos emblemáticos do escritor português José Saramago, tais como “Ensaio sobre a Cegueira”, “A Jangada de Pedra”, “Memorial do Convento” e “Levantado do Chão”. A pobreza, o morador de rua, a fome, a ganância cumulativa e hierarquizada são os principais elementos destacados e atualizados pela performance.

Projeto da Fundação José Saramago, a exposição “Voltar aos passos que foram dados”, com seleção e composição de textos de Carlos Reis e Fernanda Costa e design de André Letria, constitui uma mostra que faz uma “viagem” pela biografia literária de José Saramago, uma narrativa, em formato expositivo, das obras e do legado cultural e cívico de um grande escritor. A mostra ficará exposta no hall do Centro de Artes e Letras (CAL), de 20 a 24 de junho, e no hall da Reitoria da USFM, de 28 de junho a 8 de julho. A exposição contou com apoio do Gabinete do Reitor e da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM para sua viabilização.

Na UFSM, o Colóquio é coordenado pelos professores Raquel Trentin Oliveira e Pedro Brum Santos.

Programação:

9h: Abertura do evento com Raquel Trentin Oliveira, Pedro Brum Santos e Gil Negreiros (coordenador do PPGL/UFSM)

9h30: Conferência de abertura “A Revolução dos Cravos em duas obras de José Saramago”, com Regina Zilberman (UFRGS)

10h30 – 12h: Mesa-redonda “O Cristo saramaguiano e o Anticristo nietzschiano: Jesus refeito homem”, com Marcelo Lachat (Unifesp)
“Os dramas da escrita e os ecos da história na narrativa de Saramago”, com Pedro Brum Santos (UFSM)
Mediador: Lucas da Cunha Zamberlan (UFSM)

13h30: performance “Abestanças”, na Sala Carriconde/CAL

14h – 15h30: Mesa-redonda “Princípios políticos no universo ficcional de José Saramago: humanismo e democracia”, com Deivis Jhones Garlet Bonaldo (UFSM)
“O Deus Pai de Caim: imaturidade e prepotência”, com Janer Cristina Machado (UFSM)
“(Des)bancando Deus: a revitalização do narrador onisciente por José Saramago”, com Raquel Trentin Oliveira (UFSM)

16h: sessão de comunicações
Exibição da mostra “Voltar aos passos que foram dados” (Fundação José Saramago), no hall do CAL.