Evento celebra Mês da Diversidade com apresentações artísticas e roda de conversa

O objetivo da iniciativa é conscientizar e reforçar a importância do respeito e da promoção de equidade social

Na manhã desta terça-feira (28), Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, ocorreram diversas atividades em alusão ao Mês da Diversidade, no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). O evento DIVERSIFICAUNI foi organizado pelo PET Educação Física, em parceria com o Laboratório de Improvisação e Coreografia (LICOR), o Projeto de Extensão LGBTCHÊ  e o Grupo de Estudos em Diversidade, Corpo e Gênero (GEDCG).

No hall do CEFD foram feitas diversas ações: uma exposição de Lettering da artista Ketlin Priebe; a apresentação artística “Verde-oração”, de Valdemir Oliveira; e uma roda de conversa sobre o Mês da Diversidade. Dialogaram com os presentes: a vice-reitora da UFSM, professora Martha Adaime; o professor Gustavo Duarte, coordenador do LGBTCHÊ, integrante do Comitê de Gênero da UFSM e vice-diretor do CEFD; Cassiana Marques, coordenadora de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor da UFSM; professor Angelita Jaeger, coordenadora do GEDCG; Renata Quartiero, integrante da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero OAB de Santa Maria; e o professor Valdemir Oliveira da Universidade do Estado do Amazonas. Estava presente também o Diretor do CEFD, Prof. Rosalvo Sawitzki.

Para a vice-reitora, Martha Adaime, atividades como estas são essenciais para trazer mudanças efetivas sobre questões sociais na UFSM. “Não podemos somente inserir essa temática em cursos em que a legislação nos obriga, porque assim não teremos retorno, temos que fazer com que esse assunto permeie todos os cursos da nossa instituição”, afirma ela. Além disso, destacou outras iniciativas da universidade para igualdade de gênero e combate à LGBTFobia, como a Casa Verônica, casa de acolhimento a pessoas em situação de violência doméstica, e o Comitê de Igualdade de Gênero (CIG), instituído em novembro de 2021, através da Resolução UFSM N. 064/2021, que tem como objetivo implementar na universidade o Programa de Política de Igualdade de Gênero.

Mais informações sobre o Mês do Orgulho LBGTQIA+ podem ser conferidas no site do DIVERSIFICAUNI.

Texto e foto: Ana Laura Iwai, Acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista