Palestra com juiz de direito marca a inauguração do Escritório de Práticas Periciais da UFSM

A solenidade de instalação do escritório ocorreu na última semana em Palmeira das Missões. O palestrante foi o juiz Gustavo Bruschi

Comunidade do curso de Ciências Econômicas reuniu-se para a palestra e inauguração do escritório

Na última quinta-feira (30), o departamento e o curso de Ciências Econômicas do Campus da UFSM em Palmeira das Missões receberam o juiz Gustavo Bruschi, titular da Primeira Vara Cível da comarca local. Na ocasião, ele ministrou uma palestra durante a solenidade oficial de instalação do Escritório de Práticas Periciais, voltado a capacitar os alunos do curso de graduação em Ciências Econômicas a atuar na área de perícia judicial econômico-financeira.

Após as boas-vindas, o chefe do Departamento de Ciências Econômicas, professor Nilson Luiz Costa discorreu sobre a importância do acordo de cooperação técnica entre a UFSM e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS). Do mesmo modo, o coordenador do curso, professor Carlos Gilbert Conte Filho, e o vice-diretor do campus, professor Daniel Ângelo Sganzerla Graichen, manifestaram-se destacando a importância das ações e parcerias entre a universidade, a comunidade e o Poder Judiciário.

Iniciada a palestra, o juiz Gustavo Bruschi falou sobre as interfaces existentes entre a Justiça e as diversas áreas da ciência, dando ênfase principalmente às questões que envolvem o direito e a economia. Exemplificou também as oportunidades existentes para os economistas atuarem na área de perícia judicial.

Após a palestra, o perito economista Gesiel da Silva Moura, egresso do curso de Ciências Econômicas do Campus de Palmeira das Missões, foi convidado a fazer parte da mesa oficial e falar sobre o início da atividade como perito e a importância da Comissão de Auditoria, Avaliação e Perícias Econômico-Financeiras (Caape), órgão do Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (Corecon-RS). Neste momento, em um diálogo aberto e dinâmico, o juiz e o perito tiraram diversas dúvidas dos professores e alunos do curso.

O evento teve como objetivo ampliar a visão da comunidade acadêmica quanto à contribuição com as demandas na área de perícia judicial econômico-financeira, para consolidar o Escritório de Prática Periciais como local de ensino, pesquisa e extensão.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões