TCC de egresso da UFSM é finalista no Prêmio da Associação Brasileira de Estatística

Fernando Araújo vai apresentar o trabalho durante o 24º Sinape. Os vencedores serão divulgados no último dia do evento

De autoria de Fernando Araújo, egresso do curso de Estatística da UFSM, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o título “Modelos de regressão quantílica e séries temporais baseados na distribuição Burr XII” é um dos três finalistas do Prêmio da Associação Brasileira de Estatística (ABE) na categoria Iniciação Científica (IC). O trabalho foi desenvolvido sob a orientação da professora Renata Rojas Guerra, contando com o professor Fernando Arturo Peña-Ramírez como coorientador, ambos docentes do Departamento de Estatística da UFSM.

O trabalho é dedicado à proposta de modelos estatísticos que acomodam características típicas de indicadores econômicos que assumem valores positivos. O modelo de regressão foi utilizado para identificar os fatores determinantes dos salários de jogadores profissionais da Major League Baseball. Por outro lado, o modelo de séries temporais possui aplicação para a previsão do volume de negociação de ativos financeiros. Em ambas as propostas, o objetivo é obter alternativas adequadas à natureza dos dados e que resultem em ajustes superiores aos modelos usuais da literatura estatística.

Sobre a premiação, Fernando comenta que “ser finalista do Prêmio ABE de IC é fruto de muita dedicação e esforço. Fico muito feliz em receber este reconhecimento, e sou muito grato ao Departamento de Estatística, especialmente aos meus orientadores. Esse resultado é nosso!”. Ele vai apresentar o trabalho durante o 24º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (Sinape), que ocorre de 31 de julho a 5 de agosto em Gramado. A divulgação dos vencedores do Prêmio ABE – nas categorias IC, Mestrado e Doutorado – está prevista para o último dia do evento.

A coordenação do curso de Estatística da UFSM destaca que – apesar de ser um curso bastante jovem, com a primeira turma formada em 2014 – essa é a quarta oportunidade em que alunos do curso são finalistas do Prêmio ABE de Iniciação Científica. Anteriormente, Laís Helen Loose (hoje coordenadora do curso de Estatística da UFSM), Diego Ramos Canterle (doutorando em Estatística na Universidade de São Paulo) e Carlos Manchini (analista de modelagem estatística na empresa Henry Schein) também foram finalistas do concurso, em 2014, 2016 e 2021, respectivamente.