UFSM desenvolve projeto para instalação de fraldários na universidade

O objetivo é que até novembro todos os centros de ensino possuam o espaço destinado às famílias

Foto horizontal colorida. Imagem de um fraldário no Centro de Convenções. Na foto, há a presença de uma bancada branca com um colchão azul em cima. Ao lado, uma pia e uma lixeira metálica.
Fraldário no Centro de Convenções

Desde novembro de 2021, a UFSM conta com uma Política de Igualdade de Gênero. Entre as iniciativas para implementar aquilo que a Política prevê está a instalação de fraldários no Campus da universidade, que possam ser acessíveis para todos os gêneros. Atualmente, o único espaço que conta com um fraldário é o Centro de Convenções.

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e, de acordo com Bruna Denkin, coordenadora da Casa Verônica, visa um maior acolhimento aos pais que precisam trazer as crianças para o ambiente universitário, sendo um local que possibilitará um cuidado maior com seus filhos, ao mesmo tempo em que poderão acompanhar melhor as aulas. Bruna destaca, também, a importância de espaços como esse para as mães estudantes: “É importante ter um espaço adequado para que, principalmente as mães, sintam que a academia é um espaço para elas, e é importante também como instituição pensar no cuidado com as crianças”, relata.

O projeto está em fase inicial. Ainda estão sendo analisados os valores e custos para instalação, para, posteriormente, definir a quantidade de fraldários que serão criados. A ideia é que ao menos um por centro esteja disponível. O processo de licitação tem previsão de ocorrer até setembro, quando será escolhida a empresa responsável pela execução. O valor investido foi disponibilizado através de uma verba parlamentar. Parte dele já foi utilizado na instalação da Casa Verônica e o restante irá para os fraldários. A expectativa é que em novembro todos os fraldários já estejam instalados pelo Campus. Os modelos que serão utilizados possibilitam ser acoplados na parede, permitindo a abertura no caso de necessidade. O material será de propileno, com capacidade de no máximo 20Kg.

Futuramente, também como parte das ações alavancadas pela Política de Igualdade de Gênero, está a proposta de criação de mais salas de amamentação. Hoje, há um espaço disponível no Centro de Eduação.

Texto e foto: Mariane Machado da Silva, estudante de jornalismo e voluntária na Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista