Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisador da Austrália da área de Química e Inovação visita a UFSM

Professor ministrou curso e palestra para estudantes e servidores da Universidade



Professores Cezar Bizzi, Muthupandian Ashokkumar e Érico Flores (em frente), juntamente com participantes do evento

Durante o mês de julho, a UFSM recebeu um dos mais renomados cientistas da área de Química, o professor Muthupandian Ashokkumar. Pesquisador da Universidade de Melbourne, Austrália, Ashokkumar foi recebido pelos pesquisadores do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) e do Laboratório de Estudos em Petróleo (CEPETRO), ambos vinculados ao Departamento de Química da UFSM.

Durante sua passagem pela Instituição, o pesquisador ministrou o curso “Fundamentals and Applications of Ultrasound” para alunos do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) de outros programas de pós-graduação da UFSM. Também ministrou a palestra “Ultrasonics and Sonochemistry as a Green Technology for Functional Materials and Bioprocessing” para servidores e estudantes da Universidade. Nessa palestra, com foco nas áreas de química, tecnologia de alimentos, farmácia e bioprocessos, o professor Ashokkumar apresentou os avanços mais recentes na área de ultrassom aplicado a processos químicos e biológicos e o potencial de inovação para essas aplicações. Ashokkumar é especialista na área de ultrassom e possui várias patentes de inovação. Além disso, é pesquisador com grande produtividade e altos índices de impacto, sendo, também, membro do conselho editorial de vários periódicos científicos internacionais e editor-chefe da Ultrasonics Sonochemistry, publicação renomada na área química.

A vinda de Ashokkumar para a UFSM foi acertada durante a visita do professor Érico Flores à Universidade de Melbourne, instituição com a qual recentemente a UFSM firmou um Acordo de Cooperação Internacional, coordenado pelo professor Cezar A. Bizzi, atual coordenador do PPGQ. A visita foi custeada com verbas do projeto de Internacionalização coordenado por Érico, com recursos da FAPERGS. O projeto “Fundamentos e Aplicações de Energias Alternativas para Intensificação de Processos Químicos – Ações para a Internacionalização” foi o único aprovado pela FAPERGS na faixa mais elevada na área de química no Rio Grande do Sul e possibilitou a vinda de pesquisadores de renome para a UFSM, como é o caso do professor Ashokkumar.

A ação faz parte das estratégias de internacionalização do PPGQ e dos pesquisadores do LAQIA e do CEPETRO, que têm sido convidados para visitar universidades do exterior, contribuindo com a visibilidade da UFSM no cenário internacional.

 

Com informações e foto de Érico Flores

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-59237

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes