Com apoio da UFSM, Universitário Rugby estreia neste domingo em Estrela pelo Campeonato Gaúcho 2022

Equipe não entra em campo oficialmente desde 2019

foto colorida horizontal com cerca de 30 homens, perfilados, uma fileira em pé e outra agachada, à frente, em um gramado, com árvores atrás e um céu nublado. os jogadores estão embarrados, com camisetas sujas
Elenco que compõe a equipe de rugby apoiada pela UFSM

Após 877 dias desde o anúncio da paralisação das atividades do Universitário Rugby (URSM) devido à pandemia de Covid-19, a equipe da UFSM irá disputar uma partida oficial válida pelo Campeonato Gaúcho de Rugby 2022. Com o objetivo de começar o torneio com o pé direito, o time visita o Centauros Rugby, em Estrela, neste domingo (7), às 15h. Vale destacar que, neste ano, os clubes já se enfrentaram em um amistoso que terminou com o placar de 53 a 12 a favor do adversário.

Em 2020, com o surgimento de casos de Covid-19, a Federação Gaúcha de Rugby determinou que, naquele ano, a competição seria cancelada, acabando com o sonho do URSM, que, na temporada anterior, finalizou com o vice-campeonato. Dessa forma, a edição de 2022 marca o retorno das práticas oficiais da modalidade em solo estadual.

Os santa-marienses começaram a treinar em março deste ano e, como forma de preparação para a reestreia nos gramados, disputaram amistosos contra equipes de cidades do Rio Grande do Sul e do Uruguai. Além do jogo contra o Centauros, o Universitário Rugby recebeu o Arlequines RC, de Rivera, com o qual empatou em 10 a 10.

Para Bryan Backes, treinador, presidente e atleta do URSM, as partidas não-oficiais ajudaram o elenco tanto na questão de preparação física, como também na mental, de se sentir animado com a prática do esporte. Além disso, mesmo sem saber o ritmo dos outros clubes e acreditando que ainda tem o que melhorar dentro de campo, crê que irão apresentar um bom desempenho ao longo do campeonato. “Espero que a gente consiga apresentar um bom rugby. Porém, vai depender muito também do ritmo das equipes que estão jogando. A gente entende que ainda está muito atrás de outras equipes”, disse Backes.

O clube, que já tem mais de 10 anos de existência, tem sido apoiado pela Universidade na construção do projeto e na ampliação da equipe dentro do cenário de rugby a partir do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS), do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD), assim como os demais grupos esportivos da instituição. Para Luiz Fernando Cuozzo Lemos, coordenador do NIEEMS, “a Universidade ser representada no rugby é mais um braço forte da Instituição nas ações esportivas, baseando-se em todos os valores que o próprio esporte ensina e que vai totalmente ao encontro de uma universidade pública plural, que busca o envolvimento pleno na sociedade, como a UFSM”.

A equipe não é formada apenas por alunos da Universidade. Ou seja, para fazer parte do elenco, não precisa estar associado de alguma forma à UFSM, basta fazer contato com o Universitário Rugby pelas redes sociais e se interessar em aprender as regras e valores do excêntrico esporte.

Texto: Pedro Pereira, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista