UFSM participa do Conecta Distrito no próximo final de semana

O evento objetiva integrar criativos, empreendedores e população em geral

Na próxima sexta-feira (12) e sábado (13), acontece o Conecta Distrito, um evento que visa promover reflexão e debates entre público, empreendedores e responsáveis por entidades, projetos e iniciativas da cidade. A UFSM está entre os participantes convidados. As atividades serão na Cooperativa Coop 2036, na Vila Belga.

A programação da UFSM no evento inicia na sexta-feira, às 13h e 15min, com a palestra Pílulas de Extensão, que terá a mediação do pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisboa Filho, e contará com a participação dos professores Maria Medianeira Padoin, Leonora Romano e Thiago Xavier. No sábado, às 11 horas, acontece o Pitch com Statups da Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM e o Pitch da Incubadora, Mobart, Connect Sust, DEFII e Sou Parte.

A programação completa do evento pode ser consultada no site do Conecta Distrito, uma iniciativa que faz parte do projeto de criação do Distrito Criativo.

Distrito Criativo Centro-Gare

O Distrito Criativo Centro-Gare é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Santa Maria em parceria com diversas entidades locais, entre elas a UFSM. O objetivo do projeto é revitalização do Centro Histórico da cidade, que compreende a Gare da Viação Férrea, a Vila Belga e a Avenida Rio Branco, por meio do estímulo à economia criativa, tornando o ambiente favorável para moradores, artistas, criativos, turistas e transeuntes. O projeto foi lançado em abril de 2022 e contra com uma governança formada por 20 instituições, além da Prefeitura Municipal, que estão em divididos em grupos de trabalho que objetivam materializar as ações propostas.

A UFSM aderiu a esta iniciativa e contribui de diversas formas para a execução do projeto. Entre os trabalhos iniciais para a criação do Distrito Criativo, a UFSM e a Universidade Federal de Santa Catarina fizeram um mapeamento dos habitats de inovação existentes em Santa Maria e região. Esse levantamento resultou em um e-book, com participação da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia. Outras iniciativas possíveis foram discutidas no Seminário “Diálogos: UFSM no Distrito-Criativo”.

Flavi Ferreira Lisboa Filho explica que a Universidade está diretamente envolvida com a criação do distrito, seja na participação em comitês para pensar como o projeto deve ser desenvolvido ou de forma ativa na realização de ações. “Nós criamos uma chamada interna na UFSM para organizar um grupo de trabalho e pensar na participação da Instituição no Distrito Criativo. A partir daí serão constituídos grupos de trabalho. Buscamos também fomentar ações no perímetro do distrito criativo, espaço que é integrado pela Antiga Reitoria. Também estamos preparando uma chamada de livro para dar visibilidade às diversas ações que a UFSM já desenvolve nesse perímetro do Distrito Criativo” explica o pró-reitor.

Entre as ações desenvolvidas pela UFSM, está a cedência de espaços do prédio da Antiga Reitoria, no centro de Santa Maria. Um edital foi aberto para escolher as atividades que ocuparão os locais. Neste edital, poderiam ser propostos projetos em 4 eixos: Ambiente Natural e Construído; Governança e Políticas Públicas; Economia Criativa; e Identidade e Recursos Culturais. O resultado dos projetos aprovados estão previstos para serem divulgados no próximo dia 16.

Texto: Ana Laura Iwai e Mariana Henriques, Agência de Notícias