Inscrições abertas para novas turma de cursos de Chinês em parceria com a Universidade Normal de Hebei

Oportunidades serão ministradas de forma remota entre setembro e dezembro, com aplicação de exame de proficiência no final do curso

Estão abertas as inscrições para novas turmas dos cursos de Chinês, disponibilizados em parceria com a Universidade Normal de Hebei (HNU). Os cursos têm carga horária total de 30h ou 45h e são voltados para servidores e estudantes vinculados à UFSM e instituições parceiras interessados em conhecer ou aprofundar conhecimentos na cultura e língua chinesa. Neste semestre, serão oferecidas duas modalidades: curso de introdução à cultura chinesa e cursos de língua chinesa nos níveis 1, 2 e 3. Esta é a quarta vez desde 2021 que a oportunidade é oferecida, mostrando o sucesso da cooperação entre a UFSM e a HNU.

As aulas serão ministradas em língua portuguesa e inglesa, de forma remota, entre setembro e dezembro de 2022. As inscrições devem ser feitas até o dia 06 de setembro, com divulgação do resultado parcial até o dia 07/09 e do final até o dia seguinte. Os interessados podem se inscrever através do formulário eletrônico disponível nos editais, sendo permitida somente uma inscrição por candidato. Os editais completos, com informações detalhadas sobre os processos seletivos, podem ser acessados na página da SAI: edital para o curso de introdução à cultura chinesa e edital para os cursos de língua chinesa.

A oportunidade selecionará 110 candidatos ligados à UFSM, que serão distribuídos nas oito turmas, sendo: 30 vagas para o curso de Chinês 1, 30 vagas para o curso de Chinês 2, 20 vagas para o curso de Chinês 3 e 30 vagas para o curso de Introdução à Cultura Chinesa. O curso de Chinês 1, que será lecionado em língua portuguesa, é capacitar o estudante a se comunicar em chinês em nível iniciante. Já o curso de Chinês 2, que também será lecionado em português, é aprofundar os conhecimentos sobre a cultura e a língua chinesa, sendo necessário o candidato comprovar certificação no curso de Chinês 1. O curso de Chinês 3 será lecionado em língua inglesa, tendo focos diferentes nas duas turmas. A turma Chinês 3A iniciará os estudos do livro HSK3 enquanto a turma de Chinês 3B revisará o conteúdo já estudado e preparará os estudantes que já tenham concluído o livro HSK 3 para a realização do teste HSK 3 e HSKK Básico. Por fim, o curso de Introdução à Cultura Chinesa visa capacitar o aluno a conhecer os elementos básicos da cultura chinesa, como história, religiões, pintura e caligrafia, Cerimônia do Chá, história dos caracteres chineses, Taiji e Kung Fu, comida chinesa, roupas, filmes, literatura, etiqueta social, relações sino-brasil, melhorando a familiarização com a cultura chinesa nas relações sociais do dia a dia.

Antes de encerrar o curso, os alunos de todos os níveis se comprometem a realizar o Exame de Proficiência em Chinês HSK/HSKK, o exame oficial da língua chinesa em todo o mundo, que será aplicado de forma remota no dia 10 de dezembro de 2022. Os custos do exame estão descritos nos editais de seleção e deverão ser financiados pelo próprio estudante, exceto aqueles com Benefício Socioeconômico (BSE/PRAE) ativo em 2022, que podem solicitar isenção.

Com informações da SAI