Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Reportagem da Revista Arco é finalista em prêmio de comunicação

O texto selecionado trata sobre a vacinação contra Covid-19 para o público infantil



A Revista Arco, publicação de jornalismo científico e cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é finalista na 2ª Edição do Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal. O prêmio é nacional e tem o objetivo de valorizar conteúdos jornalísticos e educativos com alto nível de qualidade técnica  e criatividade. O tema deste ano são iniciativas que abordam a saúde da criança e do adolescente. 

A premiação contém cinco categorias que contemplam profissionais já formados e, dentro de cada uma, há uma subcategoria para estudantes de graduação. A reportagem “A vacinação infantil contra a Covid-19 é segura?” foi escrita pela aluna do curso de Jornalismo da UFSM e repórter da Arco, Rebeca Kroll, e concorre na categoria texto. 

O trabalho inscrito foi produzido no formato de mitômetro, editoria da revista que visa, através do fact-checking, sanar dúvidas da comunidade e combater fake news. A campanha de imunização contra a Covid-19 gerou grande repercussão na sociedade brasileira e dividiu opiniões. A reportagem finalista buscou trazer informações confiáveis acerca da segurança, eficácia e necessidade da vacinação para o público infantil.  

Para a estudante, a elaboração do texto foi um desafio, pois foi necessário compilar dados de diferentes estudos e pesquisas para transmitir ao leitor o que se sabia até o momento sobre o uso pediátrico da vacina: “Considero que, durante o auge do período pandêmico, a reportagem conseguiu levar informação de qualidade para tranquilizar os pais e demonstrar a importância da imunização. É muito gratificante ver o trabalho sendo reconhecido nacionalmente”, relata Rebeca. 

Luciane Treulieb, editora-chefe da Arco, percebe na indicação ao prêmio a valorização do trabalho cuidadoso que a revista realiza na produção dos seus conteúdos: “Nossas matérias pretendem contribuir para o debate público com dados qualificados. Nesse sentido, temos atuado para valorizar a informação científica oriunda do trabalho dos pesquisadores da UFSM”, destaca a jornalista.

Para a escolha dos finalistas, a Fundação levou em consideração a relevância do tema abordado e contribuição para um debate com informações relevantes, genuínas e conectadas com a realidade brasileira. Qualidade da apuração, uso de fontes confiáveis e clareza na escrita também foram critérios de seleção.

A próxima etapa do processo é a de avaliação das reportagens pelo júri técnico da própria Fundação. As iniciativas vencedoras serão divulgadas durante o evento de celebração, que será realizado em 15 de setembro no auditório do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). O prêmio para estudantes universitários é de R$5 mil.

 

Imagem: Noam Wurzel, acadêmico de Desenho Industrial e bolsista da Revista Arco

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-59544

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes