Alunos de graduação em Engenharia da Computação têm artigos científicos publicados

Nos últimos anos, vários alunos do curso desenvolveram trabalhos, sob a orientação de professores, que resultaram na publicação de artigos

O aluno de graduação (de iniciação científica) Gabriel Henrique Eisenkraemer, do curso de Engenharia de Computação da UFSM, é um dos principais autores de um artigo aceito neste mês no periódico internacional ACM Transactions on Sensor Networks. O artigo intitula-se Mobile Localization Techniques for Wireless Sensor Networks: Survey and Recommendations (“Técnicas de localização móveis para redes de sensores sem fio: pesquisa e recomendações”). Trata-se de um artigo do tipo survey que aborda o estado da arte em redes de sensores móveis com movimento aleatório, muito importante para trabalhos com foco no desenvolvimento de aplicações em hardware envolvendo dispositivos de internet das coisas para campos como a pecuária ou inclusive a área militar. O trabalho ainda aponta vários tópicos de pesquisa com alto apelo científico.

Também constam como autores do artigo os professores da UFSM Leonardo Londero de Oliveira, Everton Alceu Carara e João Baptista Martins, além do professor José Monteiro, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (de Portugal).

De acordo com o professor Leonardo de Oliveira, esse não é o primeiro trabalho de destaque publicado por alunos de graduação, dentro do curso de Engenharia de Computação. Todos os trabalhos listados aqui, incluindo depósito de patente, foram desenvolvidos apenas por alunos de graduação, com orientação de professores, enquanto ainda estavam cursando disciplinas do curso.