Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Editais abertos para estudantes estrangeiros interessados em expandir conhecimentos na língua portuguesa

Oportunidades incluem oferta de cursos de português para estrangeiros e simpósio para apresentação de trabalhos em português



Visando promover o conhecimento dos estudantes estrangeiros vinculados à UFSM acerca da língua portuguesa e, logo, impactar diretamente na internacionalização da Instituição, a Secretaria de Apoio Internacional (SAI), junto de outros órgãos, dispõe atualmente de duas seleções para processos seletivos relacionados ao tema: a oferta coletiva de cursos gratuitos de português para estrangeiros (PLE) e o II Pesquisadores(as) Sem Fronteiras da UFSM.

A primeira, relativa à promoção da oferta coletiva de cursos gratuitos de português para estrangeiros (PLE), é voltada para discentes, docentes e técnico-administrativos da Instituição, bem como para quaisquer estrangeiros interessados. Serão ofertadas 450 vagas, sendo que cada turma terá 25 vagas e 10 candidatos em lista de espera, com período de inscrições até 17 de outubro. Os interessados devem se inscrever em apenas um idioma, além de apresentar comprovante de vínculo com a instituição e documento de identificação. As aulas serão realizadas de forma remota e síncrona, com previsão de duração de um mês (para os cursos de 16h) e dois meses (para cursos de 32h). Todos os detalhes sobre os temas dos cursos, horários e elegibilidade estão descritos no edital disponível na página da Andifes.

Já a segunda, relativa ao II Pesquisadores(as) Sem Fronteiras da UFSM, é uma iniciativa no Núcleo de Línguas (NucLi) da Rede Andifes IsF, que desafia pesquisadores internacionais de graduação e pós-graduação a apresentar suas pesquisas em língua portuguesa, em até 10 a 15 minutos, com posterior debate do trabalho apresentado. Com isso, além da prática do letramento em língua portuguesa, também há o estímulo de compartilhar estudos com públicos multidisciplinares leigos no assunto. As inscrições de resumos estão abertas até o dia 23 de outubro, com divulgação dos selecionados até o dia 31 de outubro. Para acessar todas as informações, orientações e critérios, acesse o edital completo.

Texto: Núcleo de Comunicação da SAI

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-59928

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes