Carta do Conselho Universitário da UFSM em repúdio aos ataques à categoria estudantil da instituição

O Conselho Universitário (CONSU) da Universidade Federal de Santa Maria demonstra através desta carta seu repúdio e contrariedade às intensas ofensas feitas por meio de redes sociais à categoria estudantil de nossa Universidade e da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). As alegações que estes “merecem ser queimados vivos” entre outras declarações desrespeitam não só a nossa Instituição, mas também a cidade de Santa Maria que ainda sofre com a tragédia da boate Kiss, que vitimou centenas de estudantes, muitos desta Universidade.

Ao contrário das declarações, a grande maioria da sociedade entende e respeita as Universidades, pois é neste ambiente de diálogo e debate que se produz a maioria da ciência em nosso país. E nossos estudantes são protagonistas disso ao se dedicarem intensamente ao ensino, à pesquisa e à extensão.

Mesmo frente aos constantes ataques sofridos, seja em declarações caluniosas e ofensivas, seja na redução de investimentos – nos últimos dez anos -, resistimos e seguimos cumprindo com nosso papel, de atender aos interesses da população brasileira, colocando a UFSM entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil e do mundo. Já formamos milhares de cidadãs e cidadãos, e continuaremos com essa missão por compreender a função transformadora da educação em nossa nação.

Não deve haver espaço para discursos de ódio como o que foi proferido. Acreditamos firmemente que a educação deve assumir um papel prioritário ao Estado brasileiro para combater as desigualdades, a intolerância, a ignorância, o negacionismo científico e então construirmos uma sociedade mais justa e fraterna. E é com rumo a esse horizonte que a Universidade Federal de Santa Maria seguirá, em defesa do Estado Democrático de Direito.

“O grau de progresso de um povo é avaliado pela percentagem de suas rendas investidas com a educação.” (José Mariano da Rocha)

Conselho Superior Universitário (CONSU)

Universidade Federal de Santa Maria

27 de outubro de 2022.